Massa de ar frio vai derrubar as temperaturas no Centro-Sul, mas Inmet descarta risco de geada

Publicado em 29/06/2023 10:39 e atualizado em 29/06/2023 11:45
Na região Central do país condição continua sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar

Logotipo Notícias Agrícolas

Após alguns dias de temperaturas elevadas, o "inverno" está de volta ao Sul do Brasil. A entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar favorece o declínio nas temperaturas e apesar do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ter emitido alerta amarelo para temperaturas mais baixas, a alta nebolusidade vai impedir a formação de geadas no Sul do Brasil nos próximos dias. 

De acordo com a meteorologista Dayse Moraes, do Inmet, a massa de ar frio vai derrubar as temperaturas máximas não apenas no Sul, mas também no Sudeste do Brasil. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica temperaturas mínimas entre 6ºC e 10ºC no Rio Grande do Sul nos próximos dias, sendo as mais baixas previstas para o centro-sul do estado. A tendência é que o ar frio avance até a região norte gaúcha. 

O frio também será sentido em Santa Catarina e no Paraná, além de áreas de São Paulo e sul do Espírito Santo. O Inmet emitiu alerta de queda de temperatura válido em todas essas áreas até as 6h da próxima sexta-feira (30). 

Veja o mapa de previsão de temperatura mínima nos próximos dias: 

temperatura
Fonte: Inmet 

 

Já nas demais regiões do Brasil, não há previsão de mudanças nas condições do tempo. As informações mais recentes da Climatempo indicam que o ar seco e quente ainda predomina sobre o interior do Brasil e mantém a maioria das áreas do país com pouca nebulosidade e sem condições para chuva. "Nuvens carregadas, com potencial para chuva, crescem em vários locais da faixa leste e da faixa norte do Nordeste e sobre parte norte da Região Norte do Brasil", afirma a consultoria. 

Devido às alturas temperaturas e ausência de chuva, o Inmet também mantém o estado de alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil. Segundo a publicação, norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, sul do Piauí, oeste da Bahia e Minas Gerais pode ter umidade relativa do ar entre 30% e 20% nesta quinta-feira (29). 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 29-06-2023 10-56-27
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário