HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Formação de ciclone já traz transtornos no Sul: Com intensidade forte, pico deve ser entre quarta e quinta-feira

Publicado em 11/07/2023 10:45 e atualizado em 11/07/2023 11:35
Ventania atingiu áreas de Santa Catarina nesta manhã e volumes podem ultrapassar os 90mm nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

A formação de um ciclone extratropical já começou a mudar as condições do tempo no Sul do Brasil. Em Santa Catarina, ventos fortes atingiram um clube no interior de Herval d’Oeste, afetando toda a infraestrutura do local. Os prejuízos na cidade ainda estão sendo contabilizados e até as 10h35 (horário de Brasília) não haviam relatos de problemas em áreas de produção agrícola. Veja fotos registradas nesta manhã em SC: 

 

Vento SC
Fotos: Jornal Online/SC 

A condição, no entanto, continua sendo de alerta para chuvas intensas nos próximos dias. Segundo informações mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone deve se formar na noite desta terça, com previsão de atingir forte intensidade e as chuvas mais intensas devem acontecer entre quarta e quinta-feira (13). 

O Inmet já emitiu alerta laranja para tempestade válido no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nas próximas 24 horas. De acordo com a publicação, a precipitação pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Além de indicar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

A previsão do modelo Cosmo prevê a condição de chuva no Sul do Brasil até o final desta semana. O destaque fica para o estado gaúcho que pode registrar acumulados acima de 90mm em algumas áreas até a próxima quinta-feira (13). O modelo prevê chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina com acumulado entre 20mm e 30mm e mostra áreas de instabilidade no Paraná, porém com volumes mais baixos. 

Para esta terça-feira (11), a MetSul destaca que  instabilidade se concentra no Sul do Paraná e em Santa Catarina com chuva, localmente forte, e potencial de temporais isolados. Da tarde para a noite, a atmosfera fica mais instável no Rio Grande do Sul e chove em vários pontos, sobretudo da Metade Norte.

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil nas próximas 93 horas: 

Sul_110723
Fonte: Inmet 

Enquanto as chuvas trazem transtornos no Sul do Brasil, nas demais regiões a intensa massa de ar seco continua favorecendo o declínio da umidade nas horas mais quente do dia. O Inmet mantém o alerta laranja para baixa umidade relativa do ar no norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás nesta terça-feira. Segundo a publicação, a umidade nesses estados pode ficar entre 20% e 12%. 

No norte de São Paulo, Minas Gerais, oeste da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e Tocantins, o alerta é amarelo para baixa umidade, que pode atingir níveis entre 30% e 20%. Mantendo as condições típicas do inverno, não há previsão de avanço de áreas de instabilidade para nenhuma dessas áreas no médio prazo. 

Veja o mapa de previsão de índice de umidade relativa do ar nos próximos dias: 

Umidade_
Fonte: Inmet 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário