HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Friagem: Temperaturas vão cair em quase todo o Brasil e Inmet prevê geadas em áreas agrícolas

Publicado em 13/07/2023 11:04 e atualizado em 13/07/2023 12:59
Ciclone extratropical continua favorecendo ventos fortes no Sul e Sudeste do Brasil nesta 5ª feira

Logotipo Notícias Agrícolas

A atuação do ciclone extratropical ainda vai favorece episódios de ventanias no Sul do Brasil nesta quinta-feira (13). Depois do evento climático ajudar na formação de nuvens carregadas nos três estados da região Sul, a Climatempo destaca para risco de ventania forte em toda a região e também em algumas cidades do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

"As rajadas mais intensas no decorrer desta quinta-feira, 13 de julho, são esperadas para a Região Sul, para o sul e leste de São Paulo e pontos altos da serra do Rio De Janeiro", afirma a consultoria. 

Explica ainda que quanto mais baixa baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos, com maior potencial para desenvolvimento para chuvas fortes, raios, podendo ocorrer também queda de granizo. 

Veja o mapa com a previsão de intensidade dos ventos para esta quinta-feira (13): 

Ventos


Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de manter o alerta laranja e vermelho para potencial perigo com a passagem do ciclone extratropical, também chama atenção para declínio nas temperaturas e a formação de uma nova friagem derrubando as máximas em vários estados do Brasil. 

De acordo com Mamedes Luís Melo, meteorologista do Inmet, o pico do frio será entre esta quinta e sexta-feira (14) e as baixas na temperaturas poderão ser sentidas além do Sul, no Sudeste, áreas de Centro-Oeste, Rondônia e Acre. "Está confirmado o fenômeno friagem onde o frio atinge Mato Grosso, Rondônia e Amazonas", afirma. Além disso, ele destaca que nessas áreas o frio será rápido, mas que no Sul e no Sudeste a tendência é de frio com risco de geada durante o final de semana. 

O modelo de previsão de geada do Inmet prevê condições para o evento climático com intensidade entre fraca e moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Mato Grosso do Sul. O frio mais intenso deve atingir o estado gaúcho, áreas de serra em Santa Catarina, centro-sul do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

GIF 13-07-2023 11-09-56
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário