HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mais um? Sul do Brasil terá novo ciclone extratropical favorecendo chuvas intensas nos próximos dias

Publicado em 25/07/2023 10:43
Em um curto período de tempo é o 4º evento climático, mas desta vez ciclone não deve trazer impactos severos para a região

Logotipo Notícias Agrícolas

A atuação de uma frente continua favorecendo a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil. Além deste sistema, a partir de quarta-feira (25) um novo ciclone extratropical vai se formar, aumentando o risco de chuvas mais intensas no Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, a formação deste novo ciclone acontece entre o sul do Brasil, Argentina, Paraguai e o Uruguai. No período de um mês e meio é o quarto ciclone que se forma no Sul do Brasil, mas de acordo com a consultoria, desta vez não são esperados impactos severos no estado gaúcho. 

Ciclone_Extratropical_RS

"O impacto deste ciclone não será igual aos outros de julho e nem ao de meados de junho de 2023, que causou as grandes cheias e inundações na Grande Porto Alegre e no nordeste do Rio Grande do Sul", afirma a Climatempo. 

Além disso, desta vez o ciclone não favorecerá episódios de chuva ou vento intensos em Santa Catarina e no Paraná. 
"As rajadas de vento mais intensas sobre o Rio Grande do Sul, associadas ao novo ciclone extratropical, não devem superar os 60 km/h", acrescenta a previsão. 

Já com relação ao volume de chuva, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas no centro-sul do Rio Grande do Sul. O modelo indica que as áreas de instabilidade devem ganhar força no sul gaúcho nos próximos dias, e o Inmet inclusive mantém o estado de alerta amarelo para chuvas intensas válido nesta terça-feira (25) na região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 25-07-2023 10-45-29
Fonte: Inmet

Não há previsão de mudanças significativas para as demais regiões do país. Mantendo as características típicas da estação seca, o Inmet também mantém a condição de alerta para baixa umidade relativa do ar em boa parte do país. 

Norte do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e áreas da Bahia e sul do Tocantins têm alerta laranja para baixa umidade relativa do ar, que deve ficar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia. Nas demais regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba o alerta é amarelo, com a umidade relativa do ar ficando entre 30% e 20% nesta terça-feira. 

Veja o mapa de previsão de umidade para os próximos dias:

GIF 25-07-2023 10-46-58_Umidade
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário