Tufão se aproxima de Okinawa, no Japão; voos são cancelados e milhares de pessoas deslocadas

Publicado em 01/08/2023 14:36

Logotipo Reuters

TÓQUIO (Reuters) - Voos foram cancelados e dezenas de milhares de pessoas foram aconselhadas a deixar suas casas nesta terça-feira, quando o poderoso tufão Khanun se aproximou da cadeia de ilhas de Okinawa, no sul do Japão, ameaçando a região com chuvas torrenciais e ventos fortes até quinta-feira.

Moradores de uma ampla faixa da província tropical, um destino turístico popular a cerca de 1.600 km a sudoeste de Tóquio, foram aconselhados a deixar o local quando a tempestade, com ventos superiores a 200 km por hora,  moveu-se lentamente para o noroeste.

Na capital de Okinawa, Naha, o aeroporto foi fechado e todos os voos -- cerca de 900 --, cancelados, informou a TV Asahi. Pelo menos 20.000 pessoas também foram afetadas pelos avisos de retirada da cidade, disseram autoridades.

O vento e a chuva aumentavam na noite de terça-feira no local, e a previsão é que a tempestade se intensifique na quarta-feira.

O caminho da tempestade permanece imprevisível. Alguns meteorologistas afirmam que pode afetar o leste da China no final desta semana, enquanto a emissora pública japonesa NHK informou que poderia virar para o leste, afetando potencialmente as principais ilhas do Japão.

A tempestade chega durante o pico da temporada turística de verão, que neste ano viu o número de visitantes retornar aos níveis pré-pandêmicos. Okinawa é frequentemente atingida por tufões, mas geralmente no final do ano.

Imagens de televisão mostraram que a maioria das ruas de Naha estava deserta enquanto a chuva batia na calçada. 

Okinawa abriga a maior parte das forças dos Estados Unidos no Japão, e a Base Aérea de Kadena -- uma das maiores instalações -- alertou seus funcionários a tomarem todas as precauções necessárias.

O clima severo afetou outras áreas do Japão na segunda-feira, com uma tempestade atingindo Tóquio e arredores, deixando cerca de 15.000 residências sem energia.

(Reportagem de Elaine Lies)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário