Novo ciclone extratropical vai levar nova rodada de chuva para o Sul do Brasil

Publicado em 16/08/2023 11:01 e atualizado em 16/08/2023 11:36
Segundo a Climatempo, chuvas podem chegar com intensidade e favorecer instabilidade até em áreas do Sudeste do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Após alguns dias com tempo seco, os modelos indicam mudanças nas condições do tempo no Sul do Brasil para os próximos dias. Segundo os dados mais recentes da Climatempo, um novo ciclone extratropical deve se formar entre o estado gaúcho e o Uruguai a partir da próxima sexta-feira (18). 

"Além da chuva forte, as rajadas de vento se espalham e podem chegar aos 60km/h em quase toda a Região Sul, São Paulo, Rio De Janeiro, sul e triângulo mineiro, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás. Entre o litoral gaúcho e a Costa Verde, no Rio de Janeiro, os ventos podem ficar ainda mais intensos, chegando aos 80 km/h", afirma a previsão da Climatempo. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o avanço das áreas de instabilidade pela faixa oeste do Rio Grande do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. Mostra ainda a permanência da chuva durante o final de semana, atingindo outras áreas do estado gaúcho e também a chegada da chuva em áreas de Santa Catarina e do Paraná. 

A tendência é que a partir de sábado uma nova frente se forme e avance em direção ao Sudeste do Brasil. Após vários dias de temperaturas elevadas, a chuva pode chegar com intensidade atingindo áreas de São Paulo próximas a divisa com o Paraná e também áreas do Mato Grosso do Sul.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 16-08-2023 11-04-01
Fonte: Inmet 

Para o Centro-Norte do Brasil, as condições continuam sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. O Inmet mantém o estado de alerta para baixa umidade válido em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. 

O cenário é mais crítico no Tocantins, onde a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia.  Já nas demais áreas do Centro-Norte do Brasil,  a umidade relativa deve ficar entre 30% e 20%, diminuindo os riscos de incêndios florestais. 

"O sol forte e o ar seco predominam sobre o interior do Nordeste do Brasil, mas as áreas próximas ao litoral ainda têm pancadas de chuva. Há previsão de pancadas de chuva sobre o sul e no leste da Bahia, no litoral e interior de Sergipe e de Alagoas. Pancadas de chuva também ocorrem na Zona da Mata, Agreste e litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte e também no litoral do Maranhão", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de umidade relativa do ar: 

 

Umidade_
Fonte: Inmet 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário