Fim do calorão: Frente fria leva chuva para o Sul e vai derrubar as temperaturas pelo Brasil
![]()
Depois de muitos dias de calor intenso, a formação de uma frente fria no Sul do Brasil, além de derrubar as temperaturas em parte do país já a partir desta quarta-feira (27), também vai provocar muita chuva no Sul do Brasil e em partes do Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que devido as altas temperaturas dos últimos dias, a chuva pode chegar com intensidade e com risco de queda de granizo no Rio Grande do Sul.
A frente fria vai favorece também a formação de um novo ciclone extratropical. "Haverá o aumento da intensidade das rajadas de vento no estado, superando os 70 km/h.
O ciclone vai se deslocar para alto mar na quarta-feira, organizando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo", afirma o Inmet.
Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas em Santa Catarina e centro-sul do Paraná. A tendência é que os volumes mais expressivos sejam registrados em Santa Catarina.
No mapa também é possível observar as áreas de instabilidade se formando em pontos da região Central, com destaque pra Minas Gerais e Rio de Janeiro que podem receber pancadas de chuva entre quarta e quinta-feira (28).
"No Centro-Oeste, o vento frio trazido pela frente fria em Mato Grosso do Sul causa grande diminuição do calor. O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica permite a formação de nuvens carregadas de sobre Mato Grosso e Goiás e as pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta. Mas tem mais chuva até o fim de semana e assim as temperaturas voltam a para patamares de calor normal", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Veja também a previsão de temperatura máxima nos próximos dias:
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026