Sem trégua: Sul do Brasil terá novas chuvas intensas e Defesa Civil já emite alerta para o RS

Publicado em 10/10/2023 10:30
Tendência também é de mais chuvas em Santa Catarina e no Paraná nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de uma trégua rápida, o Sul do Brasil vai voltar ficar em alerta para chuvas intensas nos próximos dias. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, uma nova frente fria vai avançar pelo estado gaúcho e aumentar as áreas de instabilidade. Os três estados voltam a ter previsão de chuva volumosa até o final da semana. 

"Além desta frente fria, as instabilidades serão fortalecidas por uma forte área de baixa pressão atmosférica que se deslocará do Paraguai para o Sul do Brasil. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já emitiu um novo alerta para chuva intensa no estado nos dias 11 e 12 de outubro", afirma a consultoria. 

Os dados da Defesa Civil mostram que boa parte do estado tem risco de fortes temporais, volumes expressivos e alerta ainda para a persistência da cheia dos rios. O alerta foi emitido na última segunda-feira (9). 

Depois da passagem destas novas áreas de instabilidade, os acumulados de chuva devem variar de 150 e 200 mm nas Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA, Nordeste e Litoral Norte, podendo ultrapassar os 250 mm no Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte.

Veja o mapa divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul: 

Alerta_RS_DefesaCivil
Fonte: Defesa Civil 


O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê muita chuva para o Rio Grande do Sul até pelo menos no próximo feriado, dia 12 de outubro. O modelo prevê chuvas acima de 70mm em quase todo o Rio Grande do Sul, além de mostrar o avanço do sistema para áreas em Santa Catarina - com acumulados entre 50mm e 60mm no período. 

As chuvas mais fortes são previstas também para chegar até em regiões do Paraná, com acumulados entre 30mm e 50mm até a próxima sexta-feira (13). Áreas de instabilidade são previstas para pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 10-10-2023 10-32-20
Fonte: Inmet 


A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), continua indicando a condição de alguma chuva para as demais áreas do Brasil nos próximos dias. 

No período entre 10 e 18 de outubro, o NOAA indica que os volumes mais expressivos são previstos para áreas do Sul e Sudeste do Brasil, com destaque para Minas Gerais que também pode registrar boas chuvas no período. 

Já entre os dias 18 e 26 de outubro, o modelo norte-americano mostra chuvas para áreas do Centro-Oeste e até do Matopiba, com volumes entre 20mm e 30mm, mas ainda de forma muito irregular. Além disso, sinaliza uma possível pausa nas chuvas intensas no Sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_101023
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário