HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alerta vermelho de onda de calor: Máximas na casa de 40ºC são previstas em várias regiões do Brasil

Publicado em 13/11/2023 10:39 e atualizado em 13/11/2023 12:27
Segundo Inmet, pelo menos até sexta-feira (17) o calor intenso não deve dar trégua e chuvas acontecem apenas no Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

O início da semana será marcado por muita chuva no Sul do Brasil e intenso calor nas demais áreas do país provoca temperatura nas casa dos 40ºC. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta segunda-feira (13) alerta vermelho para onda de calor válido em boa parte do país. De acordo com a publicação, as temperaturas ficam pelo menos 5ºC acima da média no centro-norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, em todo Centro-Oeste, Sudeste, áreas da Bahia, centro-sul do Tocantins, sul do Paraná, áreas de Rondônia e Amazonas. O alerta vermelho é válido até a próxima sexta-feira, dia 17. 

Em algumas áreas, o aviso chega acompanhado do alerta de baixa umidade relativa do ar, como por exemplo em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins onde a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, sendo que em algumas áreas o nível de umidade pode alcançar mínimas de 12%. 

A previsão de temperatura do modelo GFS, atualizada nesta manhã, mantém as máximas acima de 40ºC em várias regiões do Brasil. Entre esta segunda e terça-feira (14), os valores mais altos são esperados em Mato Grosso do Sul. Todas as regiões do estado devem ter valores acima de 40ºC. 

No oeste de São Paulo são previstas máximas de 42ºC. Nas demais regiões paulistas, as temperaturas devem ficar entre 35ºC e 36ºC. O calor também será intenso no Matopiba, com os termômetros chegando a 41ºC em vários pontos da região. O modelo GFS também mantém a previsão de calor intenso até o final desta semana no Brasil. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

gfs_T2m_samer_fh90-156

Já no Sul do Brasil, a previsão é de muita chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, um sistema de baixa pressão em atuação no Paraguai e a formação de uma nova frente fria favorecem as chuvas intensas no estado gaúcho. 

"Portanto, nos próximos dias, a previsão é de que o Rio Grande do Sul será o estado que irá concentrar a maior quantidade de chuva no país. As pancadas de chuva serão diárias, frequentes e há potencial para vários eventos de temporal, que podem causar grandes transtornos", acrescenta. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo prevê acumulados acima de 125mm no oeste do Rio Grande do Sul, além da permanência das chuvas nas demais áreas do estado. A tendência é que as áreas de instabilidade para Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no sul do Brasil nas próximas 93 horas: 

GIF 13-11-2023 10-56-03
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário