HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Nem o Sul vai escapar: Brasil vai voltar a pegar fogo com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC

Publicado em 11/12/2023 16:20
Inmet ainda monitora, mas consultorias particulares já confirmam onda de calor para essa semana

Logotipo Notícias Agrícolas

Além da permanência da irregularidade das chuvas, a semana que começa também será marcada por uma nova onda de calor que deve atingir vários estados produtores nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a partir de quinta-feira (14), as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC acima da média esperada. 

"A onda de calor é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época - em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla. Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica", afirma a consultoria. 

De acordo com mapa, o cenário mais crítico será observado no extremo noroeste do Paraná, centro-oeste de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso, em todas as áreas de Goiás, centro-oeste da Bahia, Tocantins, sul do Maranhão e Piauí. Nessas áreas as temperaturas tendem a ficar mais de 5ºC acima da média entre os dias 14 e 20 de dezembro. 

Apesar de chamar atenção, a consultoria destaca, no entanto, que essa onda de calor terá um período mais curto de duração. "Porém, ainda sentiremos os efeitos da insolação, a população estará exposta há dias mais longos, e a umidade do ar estará um pouco mais alta - o que trará maior sensação de incômodo durante alguns períodos", afirma. 

Climatempo_Calor_

Segundo as previsões mais recentes do modelo GFS, as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC em algumas áreas do Brasil nos próximos dias. Na atualização divulgada na tarde desta segunda-feira (11), em algumas regiões em Mato Grosso do Sul as máximas podem atingir a casa dos 44ºC. Todas as regiões do estado devem ter temperaturas acima de 38ºC nos próximos dias. 

Ainda no Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás também têm previsão de máximas entre 38ºC e 44ºC nos próximos dias. Na região Sudeste, os valores mais extremos são previstos para o oeste de São Paulo, com 41ºC. Em Minas Gerais as máximas podem chegar a 40ºC. 

As condições previstas trazem novas preocupações para o produtor do Matopiba. A região, que já sente os impactos da irregularidade das chuvas, deve ficar com tempo ainda mais seco nesta semana. Áreas de todos os estados do Matopiba podem ter máximas de 40ºC. 

gfs_T2m_samer_fh0-102


SUL TAMBÉM SENTIRÁ OS IMPACTOS 

Diferente dos últimos episódios de onda de calor, desta vez a região Sul do Brasil também sentirá os efeitos das altas temperaturas. Segundo dados da MetSul, a virada do mês será marcada por máximas de 40ºC ou até mesmo acima de 40ºC na região. 

"O Rio Grande do Sul teve um episódio de calor muito intenso de um dia apenas no início do mês, mas não foi de grande abrangência. Desta vez, o calor forte a intenso atingirá uma área muito maior no território brasileiro, afetando diversos estados", afirma a MetSul. 

Além disso, explica que uma massa de ar muito quente está prevista para se instalar no norte da Argentina e o Paraguai. O norte da Argentina também pode ter marcas acima de 40ºC. 

No Rio Grande do Sul, a temperatura se elevará muito na segunda metade da semana, em particular de sexta-feira em diante. A sexta e o próximo fim de semana devem ser muito quentes no estado gaúcho com noites de temperatura alta e tardes de excessivo calor.

MetSul_Calor2
MetSul_Calor

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário