HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo: Verão com chuvas irregulares no Matopiba e Centro-Oeste; atenção em MT

Publicado em 20/12/2023 10:40 e atualizado em 20/12/2023 13:23
El Niño vai favorecer estação ainda mais quente e novas ondas de calor podem acontecer

Logotipo Notícias Agrícolas

Começa oficialmente na próxima sexta-feira (22) o início do Verão no Brasil. O setor produtivo está atento às mudanças que podem chegar com a nova estação, já que a tendência é que o El Niño tenha seu pico de intensidade registrado durante o período mais quente do ano no Brtasil. A nova estação se estende até o dia 20 de março de 2024, às 00h06, horário de Brasília. 

De acordo com a Climatempo, a previsão indica excesso de chuva para a região Sul do Brasil e os volumes mais baixos para o Norte do país também continuam previstos. Além disso, o El Niño durante o Verão poderá alterar o regime de chuvas no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. 

Segundo mapa e os dados da consultoria, para o Centro-Oeste, a previsão é de chuvas irregulares nos próximos três meses. "Menor quantidade de canais de umidade intensos e persistentes desfavorecem chuvas regulares mesmo em GO e no DF, mas nestas áreas os volumes de chuva ficam um pouco acima da média", afirma a previsão. 

Chama atenção a previsão de chuva com volume abaixo da média nos próximos três meses em Mato Grosso e na região oeste em Mato Grosso do Sul. A tendência para as duas áreas é de chuvas condicionadas ao calor, umidade elevada e irregulares. 

Também está previsto temperaturas acima da média nos três meses durante todo o Verão, com destaque para o oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que devem registrar as máximas mais altas. Além disso, a consultoria prevê a chance de novas onda de calor atingindo o oeste e sul do Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão de chuva para o Verão: 

Precipitação_Climatempo

 

Para o Sudeste, a previsão é de um verão mais quente e abafado dos os dois últimos anos. Mantém a previsão de pancadas de chuvas e alta umidade em toda área. Após um longo período de irregularidade nas chuvas, o mapa da Climatempo indica condições para chuvas pouco acima da média em toda área, com exceção do norte de Minas Gerais que deve ter chuvas dentro da média. 

"Menos corredores de umidade se foram neste verão em comparação com os anteriores. Eles podem se formar a qualquer tempo, mas é provável entre o fim de janeiro e início de março, com posicionamento sobre Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro - estas áreas terão risco aumentado de problemas por excesso de chuva neste período", afirma a consultoria. 

Além disso, não descarta a possibilidade de ondas de calor em áreas como centro-leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O calor intenso pode voltar acontecer entre janeiro e fevereiro. 

No Nordeste, a tendência é de temperaturas mais altas que o normal em todos os estados. Sul do Piauí e centro-leste da Bahia devem registrar as máximas mais elevadas no período. O calor mais intenso é previsto para acontecer entre janeiro e fevereiro. 

As chuvas continuarão abaixo da média no mês de janeiro. Maranhão, Piauí e Bahia devem ter o cenário mais crítico. "Entre fevereiro e março a chuva aumenta em todas as áreas, em especial no interior da Bahia. Entretanto, os volumes de chuva seguem abaixo da média na maior parte do Maranhão e em várias regiões do Piauí", complementa. 

Veja o mapa de previsão de temperaturas no Verão: 

Temperatura_Climatempo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário