HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Vai esquentar: Temperaturas sobem e MS pode ter máximas na casa dos 40ºC

Publicado em 30/01/2024 10:46 e atualizado em 30/01/2024 11:22
Máximas começam a subir já nesta terça-feira (30); pancadas de chuva são previstas em outras áreas do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Sem chuva prevista para os próximos dias, o tempo firme vai favorecer a alta nas temperaturas pelo Centro-Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, a faixa oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul e leste de Mato Grosso do Sul e algumas áreas do Paraná vão sentir a elevação nas máximas já a partir desta terça-feira (30). 

"A umidade relativa do ar também deve ficar mais baixa nessas regiões. Em alguns municípios, o índice aponta umidade abaixo dos 30%, o que já começa a chamar atenção à hidratação humana e animal", afirma a consultoria. 

Na previsão do modelo GFS é possível observar como será o aumento gradual das temperaturas nos próximos dias. Nesta terça-feira a faixa oeste do Brasil deve registrar as temperaturas mais elevadas, ultrapassando a marca dos 36ºC em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

O pico do calor deve acontecer na quinta-feira (31) o calor nessas áreas ainda será ainda mais intenso, com as temperaturas máximas podendo chegar a 41ºC no oeste de Mato Grosso do Sul e se aproximar de 40ºC em Mato Grosso. O modelo também mostra a elevação nas temperaturas no Sudeste e demais áreas do Centro-Oeste. 

Veja a previsão de temperatura para os próximos dias: 

gfs_T2m_samer_fh6-96

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta para chuvas intensas em áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Pará nas próximas 24 horas. Nessas regiões, é prevista chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

O modelo Cosmo prevê que a volta de chuvas mais intensas nessas áreas a partir do dia 2 de fevereiro. Destaque para Minas Gerais, Goiás e Tocantins que podem registrar chuvas acima de 40mm na virada do mês. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 30-01-2024 10-57-40
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário