HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas volumosas retornam ao Rio Grande do Sul apenas na próxima semana, mas ainda de forma irregular

Publicado em 07/02/2024 11:49 e atualizado em 07/02/2024 12:51
Maior parte dos municípios gaúchos vem de sequência de 15 dias com acumulado de no máximo 30 milímetros e altas temperaturas

Logotipo Notícias Agrícolas

O Rio Grande do Sul deve voltar a registrar chuvas com volumes superiores a 40 milímetros no período de 24 horas a partir da próxima segunda-feira (12), conforme mostra o prognóstico de precipitação acumulado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porém, essa previsão não abrange todo o estado e concentra-se nas regiões sudeste e sudoeste gaúchas.

De acordo com previsão divulgada pela Metsul, em todo o Sul do Brasil “o quadro de chuva será irregular e deficiente” nos próximos dez dias, mas o acumulado será maior em relação ao mesmo período anterior, pois cessarão os efeitos da bolha de calor que estava sobre a região. No Rio Grande do Sul, ainda segundo a Metsul, apesar da melhora em partes do estado, os próximos dez dias serão de “locais com precipitação deficiente”.

Assim, até o próximo dia 16, o Rui Grande do Sul terá volumes superiores aos 50 milímetros sobretudo nas região sudeste, sudoeste e de Porto Alegre. Centro-oeste e centro-leste terão níveis entre 35 e 50 milímetros, enquanto as demais localidades, em geral, receberão entre 20 e 30 milímetros, conforme aponta a Metsul.

PREVISÃO-METSUL-07022024
Acumulado de chuvas entre 6 e 16 de fevereiro. Fonte: Metsul

Durante os últimos 15 dias, o Rio Grande do Sul foi um dos estados que mais sofreram com os baixos volumes de chuva, conforme mostra informações do Inmet. Apenas municípios das regiões nordeste e noroeste do RS, na divisa com Santa Catarina, tiveram níveis acima dos 40 milímetros. No maior parte do estado as chuvas não ultrapassaram os 30 milímetros, com áreas que não alcançaram sequer 10 milímetros.

PREVISÃO-15-DIAS
Acumulado de chuva dos últimos 15 dias. Fonte: Inmet

O produtor Daniel Rost, do município de 3 de Maio, situado no noroeste do Rio Rio Grande do Sul, próxima à Argentina, trouxe detalhes sobre o andamento da safra de soja na sua propriedade, em vídeo enviado ao programa Tempo & Dinheiro na segunda-feira (05). Segundo o relato, as plantas vinham com ótimo potencial, mas o forte calor começou a provocar abortamento de flor e vagem. A região já chegava a 19 dias sem chuvas volumosas. “Se chover, ainda terá safra razoável. Caso não chova, as perdas vão se agravar”, avaliou o agricultor.  

A previsão da Administração Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) indica uma melhora das chuvas para o Sul do Brasil após a primeira quinzena de fevereiro. Entre os dias 15 e 23, deve chover acima dos 30 milímetros em todo a região, com volumes superiores aos 100 milímetros em 7 dias em algumas áreas. Porém, ainda haverá municípios, sobretudo no Rio Grande do Sul, com níveis menores.

NOAA-15702-2202
Acumulado de chuvas entre os dias 15 e 23 de fevereiro. Fonte: NOAA​

 

Parte norte do Centro-Oeste e Matopiba devem registrar chuvas volumosas nos próximos dias

Até o próximo domingo (11), o oeste baiano, sul de Tocantins, norte de Goiás e leste de Mato Grosso devem registrar chuvas que vão superar os 50 milímetros no acumulado de 24 horas, superando os 70 milímetros em algumas áreas, podendo atingir, de forma mais isolada, volumes maiores que 100 milímetros nesse espaço de tempo, sobretudo no final de semana sobre o leste matogrossense.

Nesses locais, o NOAA prevê acumulados entre 70 e 150 milímetros até o próximo dia 15. A segunda quinzena de fevereiro deve ter menos chuva para o Centro-Oeste e maior parte do Matopiba, com níveis entre 40 e, no máximo, 90 milímetros.

NOAA-02702-1502
Acumulado de chuvas entre os dias 07 e 15 de fevereiro. Fonte: NOAA​
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário