Inmet: Brasil terá dia típico do Verão com alerta de temporal em várias regiões produtoras

Publicado em 05/03/2024 11:08
Áreas do Matopiba, Sudeste, Centro-Oeste e Sul podem receber pancadas de chuva nesta 3ª feira

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (5) será marcada por mais um dia típico de Verão no Brasil. Várias regiões produtoras têm previsão de pancadas de chuva nas próximas 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), inclusive, mantém o estado de alerta amarelo válido no Centro-Oeste, Sudeste, Pará e Tocantins. 

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta oficial. 

Segundo os dados do modelo Cosmo, entre esta terça e quarta-feira (6), os volumes mais significativos de chuva são esperados para o extremo norte do Rio Grande do Sul, Paraná e áreas em estado de alerta pelo Inmet. A precipitação pode chegar a 40mm em áreas isoladas desses estados. 

Para o Sul do Brasil, de acordo com a Climatempo, uma frente fria é o que vai influenciar a chuva nas próximas horas. "A situação deve ficar mais tranquila em Santa Catarina na quarta-feira (6). Porém no Paraná, a condição de temporal aumenta sobre o norte do estado. A região de Londrina e Campo Mourão devem receber pancadas de chuva desde a manhã. E essa chuva ainda intercala aberturas de sol e períodos de melhoria. A tendência é que retorne com força e chance de alguns temporais localizados novamente durante à tarde e começo da noite", afirma a consultoria. 

Confira a previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

GIF 05-03-2024 11-10-20
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo Brasil 

De acordo com dados atualizados pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a semana será marcada por boas chuvas em quase todo Brasil. Com exceção da Bahia, todos os outros estados têm previsão de boa precipitação.

No período entre 5 e 13 de março, os volumes mais expressivos são previstos para o Sudeste, com destaque para áreas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo que devem receber o volume mais significativo, entre 60mm e 100mm. As demais regiões do país podem registrar acumulados entre 40mm e 60mm. 

Entre os dias 13 e 21 de março, o NOAA prevê a permanência das chuvas por todo Brasil e começa a sinalizar o retorno da umidade para a Bahia, mas ainda com irregularidade. Neste período, os volumes mais expressivos são esperados para o extremo norte do Brasil, mas chove em todas as demais regiões. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_050324
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário