Frente fria avança sobre o Brasil a partir desta quarta-feira (20): chuvas estão previstas desde o RS até o sul do Centro-Oeste

Publicado em 20/03/2024 11:26
MT terá locais com acumulados próximos de 200 mm entre os dias 20 e 28 de março

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê o avanço de uma frente fria pelo Brasil a partir desta quarta-feira (20) na Região Sul, que chegará ao Centro-Oeste na sexta-feira (22).

No Rio Grande do Sul, estão previstos acumulados entre 80 e 100 milímetros em algumas áreas durante os próximos dias. Entre a noite desta quarta e a manhã da quinta-feira (21), podem ocorrer temporais com queda de granizo em pontos isolados no estado e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h. Também na quinta-feira, os temporais devem chegar até áreas de Santa Catarina e Paraná.

Entre quinta-feira e a sexta-feira (22) a instabilidade irá reforçar a condição para fortes pancadas de chuvas, com temporais localizados, em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, conforme indica o Inmet. No sábado a frente fria vai avançar pelo leste do Sudeste e provocar chuvas em torno dos 70mm.  No  litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo, os volumes poderão superar os 150 mm por dia.

Prognostico-Inmet28a20-30-24
Prognóstico de chuvas até o dia 23/03. Fonte: Inmet

MT e GO com previsão de chuvas entre 100 e 200 milímetros entre os dias 20 e 28

As chuvas que chegam ao Centro-Oeste no final desta semana devem prosseguir sobre Mato Grosso, Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, conforme indica o precipitação de chuvas do NOAA  (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) entre os dias 20 a 28 deste mês.

Como mostra o NOAA, nesse período, deve chover nesses locais acumulados entre 100 e até 200 milímetros, sobretudo na parte norte de Mato Grosso. Em algumas áreas do estado, as chuvas para esse período serão seis vezes acima do normal.

NOAA2-20-03-24
Precipitação de chuvas e variação acima do normal para o período entre 20 e 28 de março. Fonte: NOAA

Temperaturas entram em declínio a partir de quinta-feira

Após a influência de uma onda de calor que elevou as temperaturas sobretudo na parte sul do Brasil, o Inmet informa que no decorrer desta quinta-feira as temperaturas máximas ficarão mais baixas na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Isso irá acontecer por conta do aumento da nebulosidade e da chuva.

Na sexta-feira essa mesma condição chegará ao Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e à região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul, haverá a presença de uma massa de ar frio, a qual fará com que as temperaturas mínimas oscilem em torno dos 6°C na sexta-feira na campanha gaúcha e dos 4°C em pontos m pontos das serras gaúcha e catarinense no sábado.

Durante fim de semana as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País. O Inmet reforça também a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, pois, nesta época de transição entre o verão e o outono, podem ocorrer mudanças significativas.

INMET_TEMPERATURA20-03-24
Temperatura máxima para os dias 21 (à esquerda) e 23 (à direita) de março. Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário