Vento de 150 km/h e granizo gigante na Argentina; veja vídeos

Publicado em 21/03/2024 07:50
Violentas tempestades de vento e granizo atingem desde a tarde de hoje a província de Buenos Aires e novos temporais vão se formar
WhatsApp Image 2024-03-21 at 07.56.22
Violentos temporais causam destruição em cidades da província de Buenos Aires desde a tarde desta quarta-feira. Tendência é o tempo severo seguir - Foto: Redes Sociais/Reprodução

A intensificação da massa de ar quente, úmida e extremamente instável sobre o Centro da Argentina horas antes da chegada de uma poderosa frente fria está formando desde a tarde desta terça-feira áreas de instabilidade muito intensas sobre a província de Buenos Aires, condição que vai prosseguir na noite de hoje. 

Uma supercélula de tempestade percorreu longa distância pelo interior da província de Buenos Aires, causando violentos temporais com granizo gigante e vendavais com força destrutiva. Meteorologistas estavam impressionados com a duração da supercélula que atingiu diversas cidades em seu caminho.

Uma das localidades mais atingidas foi a de 9 de Julio. No município, as rajadas de vento destrutivas passaram de 150 km/h e os vários vídeos publicados em redes sociais eram sugestivos de um intenso downburst ou microexplosão atmosférica. Há variados danos na cidade, inclusive colapso de prédios. 

O vento veio acompanhado de granizo de tamanho grande a gigante em 9 de Julio e em outras cidades por onde passou a supercélula, deixando estragos em moradias e carros que estavam nas ruas e tiveram seus vidros perfurados pelas pedras gigantes de gelo.

No final da tarde e no começo da noite, a célula de tempestade passava pelo Sul da área metropolitana de Buenos Aires, como na área de Quilmes, e se encaminhava para cidade de La Plata que é a capital da província de Buenos Aires.

O risco de tempestades fortes a severas é muito alto no Centro da Argentina, o que inclui Buenos Aires, Santa Fé e Entre Ríos, no avanço de uma frente fria pela região nesta quarta. Alguns temporais podem ser violentos. O mesmo alerta é válido para o Uruguai que pode ter tormentas muito severas de chuva, raios e vento intenso, com risco de “turbonadas” (vendavais destrutivos). 

A frente fria será intensa porque dividirá duas massas de ar radicalmente distintas. Há encontro de ar frio de maior intensidade com ar amazônico quente e úmido. Trata-se de um dos piores cenários teóricos de tempo severo nas latitudes médias da América do Sul. 

O calor intenso já pode provocar temporais isolados no Rio Grande do Sul nesta quarta, mas a MetSul adverte que é crítico o risco de temporais na quinta-feira por conta da frente fria que vai avançar pelo Sul do Brasil, trazendo tempo severo em diferentes pontos com alta probabilidade de chuva forte a intensa e ainda temporais com muitos raios e rajadas de vento forte e mesmo vendavais. 

A frente começa a ingressar entre o final da quarta e o começo da quinta, por volta da meia-noite, a partir do extremo Sul gaúcho e a fronteira com o Uruguai. Na madrugada da quinta, atinge o Sul, o Oeste e parte do Centro. No decorrer da manhã, o sistema afeta grande parte do estado gaúcho, inclusive a capital. Já à tarde, com o tempo já melhorando pelo Sul e Oeste, a instabilidade deve se concentrar na Metade Norte. Ao fim do dia, grande parte do estado estará sem chuva. 

Deve chover forte a intensamente no momento da chegada da frente em um grande número de cidades. Alguns municípios podem ter volumes tão altos quanto 50 mm a 150 mm em apenas duas a três horas, o que inevitavelmente vai trazer alagamentos e inundações repentinas. Há risco de granizo de variado tamanho e de muitos raios. 

Vários fatores vão contribuir para um elevado risco de vento forte e vendavais: muito rápido avanço da frente em linha, pressão muito baixa e rápida troca de massas de ar (quente para fria). A frente fria deve provocar rajadas de vento, em média, de 60 km/h a 90 km/h, mas alguns pontos devem ter rajadas perto e acima de 100 km/h. 

É alta a probabilidade de danos e transtornos em vários municípios, incluindo queda de árvores, postes e falta de energia elétrica. As áreas da CEEE e da RGE devem ser impactadas. As rajadas fortes a intensas ocorrem mais no momento inicial dos temporais, cedendo à medida que a tempestade passa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Metsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário