HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Terça-feira terá mais chuva no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

Publicado em 26/03/2024 10:41
Modelos indicam que tempo deve permanecer seco no Sul do Brasil até a virada do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (26) será mais um dia marcado por chuvas espalhadas pelo Brasil. A combinação do ar quente com a circulação dos ventos favorece a formação de nuvens carregadas no Sudeste, Centro-Oeste e em alguns pontos do Nordeste. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o estado de alerta para chuvas intensas nessas regiões nas próximas 24 horas. Os volumes mais significativos são esperados no Centro-Oeste, Rondônia e no Acre. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

De acordo com a Climatempo, o sistema em atuação no momento não tem a mesma intensidade como o que favoreceu as chuvas no final de semana, mas ainda ajuda para novas chuvas sobre o Sudeste do Brasil. 

"O ar quente e úmido que predomina sobre a região já é suficiente para gerar nuvens de chuva em todos os estados. Mas nesta terça-feira, uma nova frente fria se forma na costa entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e vai contribuir para formar mais áreas de chuva também nestes estados. Porém, esta frente fria não será forte como a que passou no fim de semana", afirma a consultoria. 

A tendência é que continue chovendo nessas áreas - Sudeste e Centro-Oeste, durante toda a semana, enquanto o Sul do Brasil deve permanecer com tempo seco, com previsão de novas chuvas apenas na virada do mês quando uma nova frente deve entrar pelo oeste do Rio Grande do Sul e favorecer a formação de nuvens carregadas. 

"O ar seco em em aquecimento predomina sobre a Região Sul evitando que nuvens carregadas cresçam sobre a maior parte da Região. A temperatura está em elevação. Esta terça-feira é com predomínio de sol e sem chuva na maioria das áreas do Sul do Brasil", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 26-03-2024 10-42-45
Fonte: Inmet 

ÚLTIMOS TRÊS DIAS 

De acordo com dados coletados nas estações do Inmet, nos últimos três dias os volumes mais significativos de chuvas foram registrados no Sudeste do Brasil. O cenário mais crítico foi observado no estado do Espírito Santo com volumes que ultrapassaram os 100mm no período. 

O sul capixaba foi a região que mais sofreu com a chuva em excesso nos últimos dias. O Decreto nº 501-S foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Fica decretada a Situação de Emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta. Até a manhã desta terça-feira (26) 20 mortes foram contabilizadas. 

1_image-35718360
Sul do Espírito Santo durante o final de semana 
Reprodução/Instagram Corpo de Bombeiros Militar do ES

Além dessas áreas, também choveu no Centro-Oeste e demais pontos do Sudeste, confirmando as previsões anteriores. Goiás e Mato Grosso registraram volumes entre 40mm e 60mm no período. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo Brasil: 

Inmet_2603

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário