Chuvas continuam no Brasil Central e Inmet matém alerta amarelo para o Sudeste

Publicado em 28/03/2024 10:43
Volumes podem chegar a 50mm em áreas em que o excesso de chuva já trouxe problemas no início da semana

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta para chuvas intensas no Sudeste do Brasil nesta quinta-feira (28). Chove na região há alguns, com muitos transtornos e novos problemas não estão descartados tanto em áreas rurais, mas também nas áreas urbanas. 

Segundo o alerta amarelo, Minas Gerais, a faixa do Litoral Paulista, Rio de Janeiro, e sul do Espírito Santo podem receber chuva de até 50mm nas próximas 24 horas. "Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", afirma o comunicado. A preocupação no entanto, é com o excesso de água já que os volumes ficaram acima da média em muitos pontos nos últimos dias, sobretudo no Espírito Santo. 

"A circulação de ventos nos níveis médios e baixos da atmosfera, traz um fluxo maior de umidade do interior do país para o extremo norte de São Paulo e o centro-sul e Triângulo de Minas. Temos muita infiltração marítima, também colaborando para a formação dessas nuvens de chuva", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja no mapa as áreas com risco, de acordo com a Climatempo: 

Climatempo_Chuvas_2803


Além do Sudeste, o modelo Cosmo do Inmet também prevê boas chuvas em áreas do Centro-Oeste do Brasil. Mato Grosso pode ter acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Alguns pontos isolados do estado podem registrar acumulados acima de 60mm no período. 

Também há previsão de chuva para áreas em Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, mas com volumes mais baixos. Já no Matopiba, as chuvas mais expressivas são previstas para o Tocantins, com acumulados entre 20mm e 40mm, sendo os volumes mais expressivos para a faixa oeste do estado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 28-03-2024 10-44-57
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário