Mudança no tempo: Nova frente fria leva boas chuvas para o Centro-Sul do Brasil

Publicado em 09/04/2024 09:59
Também continuam previstas boas chuvas para Norte e Nordeste nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma nova frente fria vai mudar as condições do tempo no Centro-Sul do Brasil nos próximos dias. Os modelos indicam que o sistema vindo da Argentina vai influenciar a formação de nuvens carregadas durante esta terça-feira (9), aumentando a chance de chuvas no Rio Grande do Sul no período da noite. 

"A frente fria se desloca no decorrer da quarta-feira (10), sobre a Região Sul, provocando mais nebulosidade de manhã sobre o centro-sul e leste gaúcho e aumentando as condições de chuva forte no sul e norte de Santa Catarina. Conforme o sistema avança, a entrada do ar mais frio já deve provocar queda acentuada nas temperaturas no estado gaúcho, principalmente na Serra, Fronteira Oeste e região das Missões", prevê a Climatempo. 

De acordo com dados do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir de sexta-feira (12) as chuvas ganham força no estado gaúcho, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no período. Os modelos mostram que as nuvens carregadas devem ficar concentradas no centro-norte gaúcho neste dia. 

A tendência é que o próximo final de semana seja de boas chuvas em toda a região. A partir de sábado, além de chuvas em outras áreas do Rio Grande do Sul, o sistema deve avançar também para Santa Catarina e Paraná, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm nos dois estados. 

Além do Sul do Brasil, os modelos também indicam a previsão de chuvas em Mato Grosso do Sul. O estado pode ter acumulados de até 50mm em algumas áreas entre sexta-feira e sábado (14). As áreas de instabilidade também podem influenciar a formação de nuvens outros pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, porém com volumes mais baixos. 

"A combinação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a circulação de ventos vai ajudar a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. As pancadas de chuva, nesses próximos dias, devem ser volumosas e podem causar transtornos pontuais, como pontos de alagamentos e enchentes", complementa a Climatempo. 

Além do Centro-Sul do Brasil, os modelos mantêm a previsão de chuvas na região Norte ne  do país. Para os próximos dias são esperados volumes entre 20mm e 40mm em áreas do Piuaí e vários estados da região Nordeste. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 

GIF 09-04-2024 10-01-30
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves | Instagram: @imvirginiaalves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário