Região Centro-Oeste do Brasil tem previsão de chuvas intensas durante os próximos dias
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas intensas sobre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e toda a metade sul de Tocantins até a quarta-feira (16). Nessas áreas, podem ser registrados precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Segundo o Inmet, as áreas que podem ser afetadas serão: Centro Goiano, Leste Goiano, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Nordeste Mato-grossense, Oriental do Tocantins, Norte Mato-grossense, Leste Rondoniense, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Distrito Federal, Madeira-Guaporé.
Também há um aviso laranja de perigo para tempestade para as seguintes áreas: Sul Goiano, Centro Goiano, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, São José do Rio Preto, Sudeste Mato-grossense, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Mato-grossense, Ribeirão Preto, Leste Goiano, Pantanais Sul Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Araçatuba.
Nesses locais, podem ser registrados chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há também risco de de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O Inmet alerta também com perigo potencial de tempestade no centro-norte e leste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e sul, centro de São Paulo, oeste de Minas Gerais, centro-norte de Mato Grosso do Sul, oeste e norte de Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, Tocantins, leste de Goiás e Distrito Federal.
Há também um alerta amarelo, de perigo potencial para acumulado de chuva sobre o litoral baiano. Para as regiões Metropolitana de Salvador, Sul Baiano, Centro Norte Baiano, Centro Sul Baiano pode ser registrada chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Acumulados acima de 100 milímetros em 24h para pontos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul
De acordo com o que mostra a projeção do modelo Cosmo do Inmet, entre a quarta-feira e a quinta-feira (17) os volumes de chuva acumulados em 24h podem chegar a 100 milímetros em uma área central de Mato Grosso. Condição semelhante está prevista para o centro-leste e nordeste do estado entre a quinta-feira e a sexta-feira (18).
A partir da sexta-feira também estão projetadas a possibilidade de chuvas acima de 100 milímetros em 24, para pontos isolados do nordeste de Goiás, sul de Mato Grosso e no sábado (19) para uma faixa central do estado goiano (a oeste do Distrito Federal), norte do Paraná e sul de São Paulo.
0 comentário
Previsão do tempo: São Luís entra em alerta e frio continua no Sul 14/05/2026
Área entre o norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná segue com alerta para possibilidade de geada
Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026