HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tempestade e chuvas intensas são previstas entre quarta (16) e quinta (17) no Rio Grande do Sul

Publicado em 15/07/2025 16:47 e atualizado em 15/07/2025 17:30
Podem ocorrer chuvas intensas, entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Rio Grande do Sul, que valem a partir do meio-dia desta quarta-feira (16) até as primeiras horas da quinta-feira (17). Um deles é o alerta laranja, de perigo, para tempestade sobre as regiões Sudoeste e Centro Ocidental do estado.

Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas intensas, entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O instituto alerta para risco de corte no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.

Além disso, há um aviso de chuvas intensas com grau de severidade "Perigo Potencial", válido para um número maior de regiões: Sudoeste, Centro Ocidental, Noroeste, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e Centro Oriental do Rio Grande do Sul.

O alerta indica possibilidade de precipitação de 20 a 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Os riscos incluem queda de galhos, alagamentos, descargas elétricas e baixo risco de cortes no fornecimento de energia.

Enquanto isso, no Brasil Central, a condição de tempo seco começa a chegar ao fim. O Inmet tem divulgado alertas de baixa umidade, com grau de severidade "Perigo Potencial" em diversas regiões, incluindo Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Leste Goiano, Centro-Sul Mato-grossense, Distrito Federal, entre outras.

A umidade relativa do ar variou entre 30% e 20%, o que elevou o risco de incêndios florestais e problemas à saúde. A população das áreas afetadas deve manter atenção às condições do tempo e seguir as recomendações de segurança para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário