HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Região Sul do Brasil volta a ter alerta amarelo para tempestade durante esta semana

Publicado em 06/01/2026 17:33 e atualizado em 06/01/2026 18:12

Logotipo Notícias Agrícolas

A Região Sul do Brasil volta a ficar em atenção para a ocorrência de tempestades ao longo desta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelos, de perigo potencial, que abrangem áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com validade entre quarta-feira (7) e sexta-feira (9).

O primeiro aviso entra em vigor à 0h01 de quarta-feira (7) e segue até 23h59 do mesmo dia, atingindo principalmente o Rio Grande do Sul. De acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo. O alerta indica baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

As áreas gaúchas incluídas nesse aviso são: Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.

06012025_2

Já o segundo alerta começa à 0h01 de quinta-feira (8) e permanece válido até 23h59 de sexta-feira (9), ampliando a área de abrangência para os três estados do Sul e também atingindo partes do interior e do litoral de São Paulo. As condições previstas são semelhantes, com chuva moderada a pontualmente forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo, mantendo o risco classificado como potencial.

Entre as áreas afetadas estão regiões de Santa Catarina, como o Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serrana, Norte e Sul Catarinense; do Paraná, incluindo Metropolitana de Curitiba, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte Central, Norte Pioneiro e Sudeste Paranaense; além de novas áreas do Rio Grande do Sul, como Metropolitana de Porto Alegre, Centro Oriental, Centro Ocidental, Sudoeste, Nordeste e Sudeste Rio-grandense. O aviso também alcança regiões paulistas como Itapetininga, Bauru, Litoral Sul Paulista e a Macrometrópole Paulista.

06012025_1

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário