HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com maiores volumes no Sul, chuvas podem ocorrer também nas demais regiões do país neste final de semana

Publicado em 09/01/2026 17:46
Inmet emite alertas de perigo e perigo potencial para tempestades e chuvas intensas entre sábado e domingo

Logotipo Notícias Agrícolas

Com maiores volumes concentrados no Sul do país, as chuvas ganham força neste final de semana e também podem atingir outras regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo para tempestades e chuvas intensas entre o sábado (10) e o domingo (11), com previsão de acumulados elevados, ventos fortes e risco de granizo, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No sábado, há alerta de perigo para tempestade válido ao longo de todo o dia em áreas do Sudoeste, Centro Ocidental e Noroeste Rio-grandense. Nessas regiões, a previsão indica chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no dia, além de ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O cenário eleva o risco de cortes de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos. Outro aviso de perigo, também para tempestade, abrange parte do Sul e do Centro-Oeste até o início da tarde de sábado, incluindo áreas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com os mesmos riscos associados aos temporais.

Para o domingo (11), o Inmet mantém aviso de perigo para chuvas intensas em áreas de Santa Catarina e do Paraná. A previsão aponta volumes entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no dia, acompanhados de ventos intensos, o que pode provocar alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.

Além dos alertas mais severos no Sul, o instituto também emitiu avisos de perigo potencial para tempestades no sábado em regiões do interior de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Triângulo Mineiro. Nesses locais, a chuva pode variar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h e menor risco de impactos, embora ainda haja possibilidade de alagamentos pontuais e danos localizados.

Outros avisos de perigo potencial para chuvas intensas atingem áreas do Norte e do Nordeste, incluindo partes do Pará, Tocantins, Maranhão, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Goiás, além do sul da Bahia. Nesses estados, a instabilidade pode persistir entre sexta-feira (9) e o domingo (11), com acumulados moderados e rajadas de vento.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário