Com maiores volumes no Sul, chuvas podem ocorrer também nas demais regiões do país neste final de semana
![]()
Com maiores volumes concentrados no Sul do país, as chuvas ganham força neste final de semana e também podem atingir outras regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo para tempestades e chuvas intensas entre o sábado (10) e o domingo (11), com previsão de acumulados elevados, ventos fortes e risco de granizo, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No sábado, há alerta de perigo para tempestade válido ao longo de todo o dia em áreas do Sudoeste, Centro Ocidental e Noroeste Rio-grandense. Nessas regiões, a previsão indica chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no dia, além de ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O cenário eleva o risco de cortes de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos. Outro aviso de perigo, também para tempestade, abrange parte do Sul e do Centro-Oeste até o início da tarde de sábado, incluindo áreas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, com os mesmos riscos associados aos temporais.
Para o domingo (11), o Inmet mantém aviso de perigo para chuvas intensas em áreas de Santa Catarina e do Paraná. A previsão aponta volumes entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm no dia, acompanhados de ventos intensos, o que pode provocar alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.
Além dos alertas mais severos no Sul, o instituto também emitiu avisos de perigo potencial para tempestades no sábado em regiões do interior de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Triângulo Mineiro. Nesses locais, a chuva pode variar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h e menor risco de impactos, embora ainda haja possibilidade de alagamentos pontuais e danos localizados.
Outros avisos de perigo potencial para chuvas intensas atingem áreas do Norte e do Nordeste, incluindo partes do Pará, Tocantins, Maranhão, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Goiás, além do sul da Bahia. Nesses estados, a instabilidade pode persistir entre sexta-feira (9) e o domingo (11), com acumulados moderados e rajadas de vento.
0 comentário
Com maiores volumes no Sul, chuvas podem ocorrer também nas demais regiões do país neste final de semana
Previsão de chuvas intensas faz sul do país entrar em alerta neste fim de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (09) para todo o Brasil
NOAA indica encerramento do La Niña entre janeiro e março e prevê retorno do El Niño no segundo semestre
Incêndios florestais se alastram no sudeste da Austrália, autoridades alertam sobre condições "catastróficas"
Frente fria traz chuva para o sul do país a partir de hoje