Chuvas intensas se concentram entre Goiás e Minas, enquanto Sul enfrenta calor e tempo mais seco

Publicado em 27/01/2026 17:25

Logotipo Notícias Agrícolas

Chuvas intensas devem atingir áreas do Centro-Oeste e do Sudeste nos próximos dias, com destaque para Goiás e Minas Gerais, além de volumes significativos no Norte do país e no oeste da Bahia, segundo o Inmet.

Os mapas de precipitação acumulada indicam que os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o leste de Goiás e Minas Gerais, onde os acumulados podem se aproximar ou superar os 100 milímetros ao longo da semana.

GIF 27-01-2026 17-20-39

No Nordeste, apesar da ausência de chuva em grande parte da área central da região, o Inmet chama atenção para um cenário mais úmido no oeste da Bahia. A região deve registrar volumes significativos, especialmente a partir do fim de semana, com acumulados entre 50 mm e 100 mm, não se descartando temporais isolados com altos volumes em curto período. Também há previsão de chuva para áreas do Maranhão e do extremo oeste do Piauí, principalmente na primeira metade da semana.

A Região Norte segue com previsão de chuvas frequentes, com acumulados entre 50 mm e 100 mm, principalmente no Acre, no oeste do Amazonas e no Pará, conforme indicam os tons mais intensos nos mapas meteorológicos.

Já no Sudeste, o cenário exige atenção. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), os volumes de chuva podem superar os 120 mm em áreas do leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais — incluindo a Serra da Mantiqueira —, Zona da Mata mineira e em todo o estado do Rio de Janeiro, aumentando o risco de eventos extremos associados à chuva persistente.

Em contraste, a Região Sul apresenta um padrão mais seco ao longo de boa parte da semana, especialmente no oeste dos estados. Apesar da possibilidade de chuva localizada entre o litoral de Santa Catarina e o leste do Paraná no fim da semana, o predomínio é de tempo firme, condição que favorece a elevação das temperaturas.

GIF 27-01-2026 17-19-46

Os mapas de temperatura, com destaque para o recorte do dia 28, evidenciam calor intenso no Sul do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná devem registrar máximas entre 32 °C e 38 °C, com valores até 7 °C acima da média histórica para o período. Esse aquecimento é favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e reduz a ocorrência de chuvas. Na segunda metade da semana, com o avanço de áreas de instabilidade, as temperaturas tendem a apresentar leve declínio, principalmente no leste da região.

Nas demais regiões, o calor também predomina em áreas do Centro-Oeste e do Nordeste, com máximas acima de 34 °C em diversos pontos, enquanto áreas mais chuvosas do Sudeste apresentam temperaturas mais amenas, reflexo da maior cobertura de nuvens e da persistência das precipitações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário