Climatempo: temporais atingem o Sul e avançam pelo Sudeste e Centro-Oeste
Pela meteorologista Lívia Caetano
A previsão do tempo para esta sexta-feira (06/03) indica mudanças importantes nas condições atmosféricas em diversas regiões do Brasil. A atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, associado a uma frente fria, além da presença de calor e umidade, favorece pancadas de chuva moderadas a fortes no Sul e Sudeste. No Centro-Oeste e Norte, a circulação de umidade intensifica as instabilidades, enquanto no Nordeste a ZCIT e o VCAN mantêm o padrão de chuvas frequentes. Há alerta para temporais e também para baixa umidade relativa do ar em áreas do interior do país.
Região Sul – (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná): temporais e pancadas moderadas a fortes
No Rio Grande do Sul, chove de maneira fraca e isolada desde o começo do dia no sul e litoral sul, com previsão de pancadas também no oeste gaúcho ainda pela manhã. Ao longo do dia, a atuação de um cavado meteorológico associada a uma frente fria, além do calor e da umidade, favorece pancadas de chuva moderadas a fortes na faixa oeste, sul, sudoeste e metade norte do estado, espalhando-se pelas demais áreas. Há alerta para temporais na faixa norte, interior, centro-leste e sudeste gaúcho. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h na faixa sul e no litoral.
Em Santa Catarina, as instabilidades aumentam em grande parte do estado, incluindo metade oeste, interior e sul, com chuva mais forte e risco de temporais especialmente no oeste e interior. No leste e litoral catarinense, o tempo segue mais firme, com sol entre nuvens.
No Paraná, há instabilidades no sul, oeste e interior, com pancadas mais intensas e risco de temporais no sul do estado. Já nas demais áreas, o tempo permanece firme, com sol entre nuvens. No norte paranaense, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%. As temperaturas seguem elevadas na maior parte da região, mas diminuem em cidades do sul, sudeste, interior e serra gaúcha, onde o dia será mais agradável. Até o fim do dia, o tempo melhora em grande parte da região, com chuva isolada ainda no sul, oeste e norte gaúcho e interior catarinense.
Porto Alegre – RS: sol entre bastante nebulosidade pela manhã e, ao longo do dia, chuva moderada a forte, com máxima de até 33°C.
Curitiba – PR: possibilidade de nevoeiro pela manhã. À tarde, sol entre poucas nuvens e tempo mais firme, com máxima de até 31°C.
Região Sudeste – (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo): pancadas fortes e alerta para temporais isolados
No Sudeste, a chuva ocorre de forma isolada no norte, noroeste, sul e leste de Minas Gerais desde as primeiras horas, podendo ser mais forte em alguns pontos. Também há chance de chuva no extremo nordeste paulista pela manhã.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas aumentam devido ao cavado meteorológico e à presença de calor e umidade. Em grande parte de São Paulo, a chuva ocorre de maneira moderada a forte, com alerta para temporais no leste e extremo nordeste paulista. No oeste paulista, o tempo segue firme, mas a umidade relativa do ar entra em alerta, com índices podendo ficar abaixo dos 20%.
Na metade oeste e sul de Minas, grande parte do Espírito Santo e no interior, serra, norte e sul do Rio de Janeiro, há previsão de pancadas mais fortes, com trovoadas e temporais no sul e sudoeste mineiro, leste e extremo nordeste paulista e noroeste de Minas. No litoral e região metropolitana do Rio de Janeiro, a chuva ocorre de maneira moderada. As temperaturas seguem elevadas e as rajadas de vento chegam a 50 km/h no litoral paulista.
São Paulo – SP: sol entre poucas nuvens pela manhã. À tarde, pancadas moderadas a fortes com trovoadas, e máxima de até 29°C.
Rio de Janeiro – RJ: sol entre nuvens pela manhã e chuva moderada à tarde e à noite, com máxima de até 32°C.
Belo Horizonte – MG: sol entre nuvens pela manhã, chuva ao longo do dia e à noite de forma mais rápida, com máxima de até 28°C.
Região Centro-Oeste – (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal): chuva forte no norte e calor predominante
As instabilidades atuam desde cedo na faixa norte, nordeste, leste e interior de Mato Grosso, além do norte, nordeste, oeste e sudeste de Goiás. Entre o fim da manhã e o início da tarde, as pancadas ganham força, com chuva moderada a forte e alerta para temporais em grande parte da metade norte de Mato Grosso e Goiás, devido à circulação de umidade e ao reforço dos ventos em baixos níveis.
A atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai favorece instabilidades no extremo norte e leste de Mato Grosso do Sul, onde também chove mais forte. Nas demais áreas do estado, o tempo segue mais firme. O calor predomina em toda a região, com destaque para Mato Grosso do Sul, onde a umidade pode ficar abaixo dos 20% no centro-sul, sul e sudeste do estado.
Campo Grande – MS: sol entre bastante nebulosidade, tempo mais firme e máxima de até 33°C.
Cuiabá – MT: chance de chuva pela manhã, aumento de nebulosidade e pancadas mais fortes ao longo do dia, com máxima de até 31°C.
Região Nordeste – (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia): chuva frequente e risco de temporais no litoral e interior
As instabilidades seguem desde cedo na faixa litorânea norte devido à atuação da ZCIT, enquanto o VCAN favorece pancadas em grande parte dos estados. No Maranhão, Piauí, oeste e litoral da Bahia e na faixa litorânea leste, a chuva ocorre desde cedo com intensidade moderada a forte.
Ao longo do dia, as pancadas perdem força em algumas áreas, mas seguem mais intensas no Maranhão, Piauí, grande parte do Ceará e em áreas do oeste, sul, norte, leste e nordeste da Bahia, além de grande parte do litoral baiano. Há alerta para temporais no sul do Piauí e Maranhão, oeste da Bahia, litoral do Ceará e região de Salvador. Entre o litoral do Rio Grande do Norte e Sergipe, as rajadas de vento podem chegar a 50 km/h. O calor predomina em toda a região.
Região Norte – (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Tocantins): chuva intensa e temporais em vários estados
Chove forte desde cedo no Tocantins, grande parte do Pará — incluindo o litoral —, leste e oeste do Amazonas, Amapá e Acre, além de pancadas isoladas em Rondônia. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e as pancadas ganham força.
Há alerta para temporais entre o oeste do Acre e Amazonas, grande parte do Tocantins, faixa sul, sudoeste e extremo norte do Pará e sudeste amazonense. A ZCIT mantém influência no Amapá e litoral do Pará, com risco de temporais. Em Roraima, o tempo segue firme, com sensação de abafamento, baixa umidade no norte do estado e rajadas entre 40 e 50 km/h.
0 comentário
Sul e Sudeste têm alertas para tempestades e chuvas intensas neste fim de semana
Frente fria passa pelo sudeste e favorece novas ocorrências de chuvas volumosas
Previsão do Tempo: Sexta com Temporais no Sul e Chuva Forte no Sudeste 06/03/2026
Climatempo: temporais atingem o Sul e avançam pelo Sudeste e Centro-Oeste
Previsão do Inmet indica continuidade das chuvas e volumes elevados no Matopiba
Frente fria se aproxima e deve voltar a chover no sudeste a partir do final de semana