Semana terá redução da chuva e calor predominando em grande parte do Sudeste
A semana começa ainda com áreas de instabilidade sobre parte do Sudeste, mas a tendência é de redução gradual da chuva nos próximos dias. Segundo a previsão meteorológica, pancadas ainda podem ocorrer entre São Paulo, sul de Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro, principalmente nesta segunda-feira, mas os volumes já são menores em comparação ao fim de semana.
A chuva segue presente em cidades da região de Campinas, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e parte do litoral paulista, além de áreas do sul de Minas e do Rio de Janeiro.
De acordo com os meteorologistas, a presença de uma área de baixa pressão no Sul do Brasil ajuda a puxar a umidade para a região sul do país, reduzindo as condições de chuva no Sudeste ao longo da semana. A partir de terça-feira, a instabilidade perde força e a tendência é de predomínio de sol e calor em grande parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Entre quarta e sexta-feira, a chuva fica mais restrita a episódios isolados de garoa ou umidade vinda do oceano, sem previsão de temporais ou volumes expressivos. O tempo firme deve predominar na maior parte da região.
No Triângulo Mineiro, Uberlândia terá uma semana marcada por calor e ausência de chuva. As temperaturas devem permanecer próximas dos 30°C durante vários dias consecutivos. Além do ar seco, a previsão indica aumento da temperatura do solo, cenário que exige atenção do produtor rural e acompanhamento técnico nas lavouras.
Em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba paulista, ainda há possibilidade de chuva fraca e garoa entre segunda e quarta-feira, mas os acumulados seguem baixos. A partir da segunda metade da semana, o avanço de uma massa de ar frio favorece uma leve queda nas temperaturas, trazendo refresco para a região.
Já em Vassouras, no Rio de Janeiro, produtora de café, a previsão aponta predomínio de tempo seco. A chuva aparece apenas de forma muito isolada e passageira, cenário típico desta época do ano, quando o Sudeste entra em um período mais seco e com menor frequência de precipitações.
A tendência para os próximos dias é de uma semana com pouca chuva, temperaturas elevadas durante as tardes e umidade mais baixa em parte do interior da região Sudeste.
0 comentário
Norte do Brasil terá chuva forte e acumulados elevados no Pará
Nordeste terá chuva no litoral e tempo seco no Matopiba
Calor e tempo seco predominam no Centro-Oeste; chuva será isolada no MS
Semana terá redução da chuva e calor predominando em grande parte do Sudeste
Sul do Brasil terá início de semana chuvoso e retorno do tempo seco a partir de quarta
El Niño deve influenciar o clima no Brasil até 2027 e acende alerta para produtores rurais