O que fará o Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses?

Publicado em 26/10/2017 12:36 e atualizado em 26/10/2017 13:30

Com o objetivo de defender os interesses exclusivos do Feijão e Pulses nas pautas que envolvam toda a cadeia produtiva junto ao Governo Federal, foi criado na última semana (19) o Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP). O Conselho reúne representantes das principais entidades relacionadas com a cultura como sementeiros, produtores, cerealistas, empacotadores, exportadores e pesquisadores. O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), é um dos integrantes dessa iniciativa.

O Conselho será voltado para as relações governamentais e institucionais, com a participação nos Fóruns permanentes do Agronegócio, no Ministério da Agricultura, nas Câmaras Setoriais, nas Comissões Nacionais (CNA) e também nos debates no Congresso Nacional.  O principal foco de trabalho é desenvolver demandas e pautas visando um ambiente de produção e comercialização sustentável e crescente.

“Vamos atuar nas frentes governamentais buscando desburocratizar processos produtivos, garantindo renda e sustentabilidade na produção e oferecendo ao consumidor garantia de oferta com grãos classificados, de qualidade e variados”, afirmou o presidente do CBFP, Tiago Stefanello.

Considerado hoje um dos maiores defensores da cadeia produtiva de Feijão e Pulses no Brasil, o presidente do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders foi escolhido para a vice-presidência do Conselho. “​O CBPF nasce da necessidade de articulações ​mais próximas ao poder central e diante do apoio recebido de tantas entidades percebe-se que o nosso setor cresce em importância a cada dia. Os Pulses serão responsáveis em breve não somente pela alimentação do nosso povo, mas também alimentarão o mundo.”

Entre as pautas que já começaram a ser discutidas estão o registro de defensivos, combate as sementes piratas, aperfeiçoamento dos padrões de classificação, abertura de mercados para exportação e programas de incentivo ao consumo.

Composição

O CBFP foi definido em conversas com os principais expoentes do agronegócio. As entidades convidadas foram: IBRAFE, ACEBRA, APROSOJA Brasil, APROSOJA Mato Grosso, Sindicatos Rurais de todos os Estados liderados pelo sindicato de Sorriso (MT), CNA e OCB. Associações de produtores de algodão que investem no Feijão como rotação e também algumas grandes empresas exportadoras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário