Bacteriose é uma doença comum no feijoeiro

Publicado em 23/11/2017 11:44

Bacteriose: São três as bactérias responsáveis pela transmissão dessa doença: Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli, Xanthomonas fuscas var. fuscans e Xanthomonas sp, esta última que é uma nova espécie, encontrada pela primeira vez na África. Essas três espécies possuem sintomas semelhantes, de forma que o manejo não se altera para o produtor, mas para os pesquisadores e melhoradores, é importante a atenção redobrada na hora de realizar o melhoramento genético.

Definida por um crestamento bacteriano com lesões pardas circundadas por uma mancha amarelada, essa doença pode causar perdas de até 100% nas lavouras. Seu desenvolvimento favorável está na temperatura entre 25ºC a 32ºC, com alta umidade e chuvas frequentes. Pode ser transmitida por meio de sementes, restos de cultura, leguminosas e plantas daninhas. Caso a doença se prolongue, ela também pode apresentar danos para as vagens.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário