Quatro em cada dez hectares de feijão nem serão colhidos

Publicado em 17/01/2018 07:35

A situação é caótica, afirma a economista Jovir Ésser, do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional  da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel, diante dos efeitos do excesso de chuva nas lavouras de feijão em toda a regional. 

Dos 4,2 mil hectares destinados ao cereal neste cultivo, 60% já foi colhido, nos quais já se cogita uma quebra de safra de 30%. No início do ciclo o que se esperava erma 2150 quilos por hectare, mas o que vem se confirmando não passa de 1,5 mil quilos por hectare. 

Porém, a situação mais crítica está com as lavouras a serem colhidas. "Muito provavelmente muitos produtores não vão nem fazer a colheita porque não thá condições", avalia a economista. 

Nesse cenário, significa que quatro em cada dez hectares cultivados vão se perder no campo, pois não há sequer condições para que as máquinas entrem para fazer a colheita. E, quando puderem entrar, não se paga nem o custo do combustível da máquina. 

Como toda a área já poderia ser colhida, o excesso de umidade está fazendo as plantas brotarem e os grãos estão apodrecendo sem a possibilidade da secagem.

Leia mais em O Paraná

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luciene Fróes Camarano Goiânia - GO

    O feijão não é um cereal e sim uma leguminosa. Só para fazer justiça! Vcs costumam chamar o feijão junto com os "pulses", que são as leguminosas comestíveis.

    1
    • Marcelo E Luders Curitiba - PR

      Sim Feijão é uma leguminosa seca, portanto um Pulse.

      0