Riscos da dessecação pré-colheita de feijão caupi

Publicado em 20/02/2018 17:24

O feijão caupi (Vigna unguiculata L.) é reconhecido por ser uma excelente fonte de carboidratos (50% a 60%) e proteínas (17% a 28%), apresentando papel importante no combate à desnutrição em países subdesenvolvidos. O consumo e a produção ocorrem, predominantemente, em países subdesenvolvidos localizados na América Latina e na África. No Brasil, o feijão caupi é comumente cultivado em pequenas propriedades localizadas nas regiões norte e nordeste. Recentemente, a cultura passou a ser incorporada ao arranjo produtivo do centro-oeste brasileiro, onde o feijão caupi é cultivado em grandes propriedades. Em comum, as regiões citadas são caracterizadas pelo baixo índice de precipitação na época de cultivo.

O feijão caupi apresenta hábito de crescimento indeterminado, desta forma o crescimento reprodutivo ocorre junto ao crescimento vegetativo, acarretando em desuniformidade de floração e, consequentemente, de maturação dos grãos. Próximo ao momento de colheita, uma mesma planta pode apresentar folhas verdes e grãos com teores de água acima do ideal. Na tentativa de uniformizar a maturação e realizar a colheita mecanizada nas grandes propriedades, alguns produtores utilizam herbicidas com ação dessecante nas plantas.

Leia mais em Grupo Cultivar

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Grupo Cultivar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário