Soja edamame da Embrapa será cultivada em São Paulo

Publicado em 20/08/2020 09:37

Uma parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo possibilitará testes com a cultivar BRS 267 de soja edamame, desenvolvida pela Embrapa Soja (Londrina, PR), e com indicação de cultivo para o estado de São Paulo. A iniciativa tem como finalidade oferecer aos consumidores um produto nutritivo e saboroso que é colhido e servido ainda verde, após o cozimento. Atualmente, a soja edamame vendida congelada em mercados no Brasil é importada.

Os testes com a cultura serão realizados em propriedades rurais das regiões de Pereira Barreto, São Carlos, Avaré, Tatuí, Bragança Paulista e região metropolitana de São Paulo. A previsão é que o plantio comece em outubro deste ano.

De acordo com Paulo Cesar Saraiva, engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS)/Escritório de Desenvolvimento Rural de São Paulo (EDR-SP), a existência de um expressivo número de produtores familiares orgânicos, ou em transição para a produção orgânica, e uma assistência técnica comprometida com o trabalho de desenvolvimento rural sustentável potencializam a realização dos testes.

A parceria conta com a CDRS, o Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) e o apoio do Instituto Agronômico de Campinas, através do Centro de Engenharia e Automação, instituições ligadas à Secretaria Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além dos produtores da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Centro Paulista e da Cooperativa Entre Serras e Águas.

“A CDRS usará a presença e permeabilidade dos seus técnicos junto aos produtores, a DSMM multiplicará as sementes desenvolvidas pela Embrapa e distribuirá aos produtores e as cooperativas trarão suas contribuições, via colaboração de seus produtores, permitindo o teste e a validação da tecnologia”, complementa Fénelon Neto, pesquisador da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário