Embrapa Arroz e Feijão disponibiliza aos produtores nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade na safra e safrinha

Publicado em 25/11/2020 13:05

As equipes de Pesquisa & Desenvolvimento e de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão lançaram dia 20 de novembro a nova cultivar de feijão tipo "carioca" BRS FC406, que se destaca na safra das águas na Região Central do Brasil, pela produtividade, até 20% superior às demais do mercado, pelo potencial produtivo de 4.000kg/ha e resistência à antracnose e mancha-angular. A cultivar apresenta características interessantes também para a indústria, como uniformidade de tamanho e coloração de grãos, com aspectos muito semelhantes à cultivar Pérola. O lançamento se deu por meio de uma live, no canal da Embrapa no YouTube. Foi a primeria ação desta natureza realizada pela Unidade, e que se repetirá nesse formato enquanto perdurar o momento de afastamento pela pandemia.

Acesse aqui a live e todo o conteúdo apresentado

Ainda sobre a qualidade tecnológica e industrial dos grãos, a cultivar BRS FC406 possui ótimo rendimento de peneira (79%) e a massa média de cem grãos (28 g), em ensaios sem a aplicação de fungicidas, são superiores aos das cultivares BRS Estilo e Pérola (Tabela 2), que são padrões de mercado para essas características, indicando ser uma cultivar com grãos de alto valor comercial.

Os trabalhos de pesquisa do feijoeiro-comum caminharam, nos últimos anos, com o foco na diversificação do portfólio de cultivares, posicionando-as de forma específica para determinadas regiões e épocas de cultivo, observando clima e incidência de pragas e doenças. Assim, a BRS Estilo foi desenvolvida para as épocas das águas e da seca, em virtude das plantas terem porte mais ereto e grãos mais claros, enquanto a BRS FC402 para a época de inverno, dada a alta resistência ao fungo fusarium e doenças de solo.

Seguindo essa linha, de acordo com Pedro Sarmento, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, a BRS FC406 é posicionada para safra de verão e safra da seca, pelas resistências à antracnose e à mancha-angular e maiores produtividades alcançadas, comparadas com outras cultivares, principalmente a Estilo. "Caso o produtor resolva plantar no inverno, ele não vai obter resultado tão bom” informa ele. O analista explica que o melhoramento de feijão da Embrapa fez a indicação para as três épocas (águas, seca e inverno), porque ele realizou ensaios também nas três. Contudo, mesmo com esta indicação, ele é posicionado para o verão e safrinha, quando o produtor pode maximizar a produtividade. "Os pivôs, no inverno, são muito atacados por doenças e, tanto a Estilo quanto a BRS FC406, são sucetíveis ao fusarium, causando deficiências em relação ao verão”, diz Pedro.

Veja mais informações na página da Embrapa

Participaram da Live: Elcio Guimarães e Roselene Chaves, chefes geral e de transferência da Embrapa Arroz e Feijão; Leonardo Melo, Líder do Melhoramento Genético de Feijão da Unidade; Nicola Vincenzo Di Salvo e Giovanna Baccarin, da Di Solo Sementes. A apresentação foi de Pedro Sarmento.

As sementes podem ser adquiridas junto à Di Solo: (16) 3368-3030 / [email protected]

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de feijão do mundo. A cultura é de grande importância social e econômica, compreendendo sistemas de produção em pequenas, médias e grandes propriedade, distribuídas em todo o país. Visando ao fortalecimento da cadeia produtiva do feijão, a Embrapa trabalha para oferecer ao produtor mais segurança, apresentando tecnologias confiáveis para condução sustentável de suas lavouras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Arroz e Feijão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário