Brasil desenvolve feijão resistente a doença bacteriana quarentenária

Publicado em 01/12/2020 10:07

A Embrapa obteve a primeira variedade brasileira de feijão carioca resistente ao crestamento bacteriano aureolado (Pseudomonas syringae pv. phaseolicola). Trata-se de uma doença ainda não registrada no País, mas amplamente difundida pelo mundo e presente em países vizinhos como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. A variedade foi desenvolvida por meio de melhoramento genético preventivo, que estuda doenças e pragas de alto risco para as principais espécies agrícolas antes que elas cheguem ao território nacional. Essa pesquisa contou com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O estudo partiu da identificação, dentro do acervo do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Arroz e Feijão, de duas linhagens de feijão: BelNeb-RR1 e ZAA-43, conhecidas por terem cada uma delas um gene de resistência ao crestamento bacteriano aureolado. Ambas foram cruzadas com a variedade BRS Estilo, que é uma cultivar de feijão da Embrapa com grão de qualidade comercial carioca. 

Melhoramento preventivo pode antecipar em dez anos o controle da doença

Como o crestamento bacteriano aureolado é uma doença quarentenária, não presente no Brasil, não era possível testar o sucesso da  incorporação dos genes de resistência à BRS Estilo na presença do patógeno, no campo ou em casa de vegetação. Nesse caso, a solução foi utilizar conhecimentos oriundos do melhoramento genético preventivo para verificar se houve de fato a introdução da herança genética desejada na variedade. Para isso, foi utilizada a técnica de marcadores moleculares, que funcionam como “chips” que ajudam a analisar o DNA e identificar a inserção de genes na planta.  

“A pesquisa foi realizada utilizando a seleção assistida por marcadores moleculares aplicados ao genoma do feijoeiro. Nesse caso, foram utilizados marcadores SSR (Simple Sequence Repeat), que atestaram a presença dos dois genes de resistência após o avanço de gerações, via retrocruzamento, com a cultivar BRS Estilo. Esses genes apresentam ação dominante e conferem resistência a oito das noves raças conhecidas da bactéria”, conta a pesquisadora da Embrapa Paula Torga, uma das coordenadoras desse trabalho.     

Patrimônio biodiverso  

O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Arroz e Feijão começou suas atividades em 1976. Possui acervo de mais de 27 mil amostras de arroz e mais de 17 mil de feijão, a maior coleção do Brasil. Nele são encontradas sementes de cultivares, variedades tradicionais, linhagens, populações e exemplares de espécies silvestres, parentes próximas do arroz e do feijão, coletadas no Brasil ou recebidas de outros países. A conservação e o uso sustentável desse acervo são considerados pela Embrapa como fundamentais para o futuro no que diz respeito à pesquisa e à biodiversidade.

O próximo passo da pesquisa é a validação da resistência incorporada à BRS Estilo, expondo a variedade ao contato direto com a doença, o que será feito fora do Brasil para não colocar em risco as lavouras nacionais. Os testes serão conduzidos em parceria com instituições de pesquisa internacionais que farão a prova final em ambiente controlado de casa de vegetação e também em campo.

O pesquisador Helton Pereira, que integra o Programa de Melhoramento Genético do Feijoeiro da Embrapa, comenta que um dos principais métodos de controle do crestamento bacteriano aureolado é o uso de cultivares resistentes. De acordo com ele, se bons resultados forem confirmados fora do País com a BRS Estilo, a pesquisa terá antecipado em dez anos o melhoramento para o combate à doença.

Ferramentas moleculares agregam valor a coleções genéticas

“Cultivares de feijão resistentes a doenças representam uma das contribuições mais relevantes da pesquisa agrícola para a sociedade. O uso dessas cultivares é um investimento que pode ser considerado de baixo custo para o agricultor, mas de alto impacto, porque elimina perdas na lavoura e a necessidade de aplicação de defensivos. Além disso, o feijão é um produto de grande valor econômico e social, ligado à dieta básica e à segurança alimentar da população”, pontua Pereira.  

Todo esse trabalho foi ancorado no uso de uma ampla base de recursos genéticos e em conhecimentos de biologia molecular. Torga destaca essa contribuição. “A tecnologia dos marcadores fornece mais informações genéticas sobre o acervo de recursos do BAG, auxiliando os melhoristas na escolha de genótipos a serem cruzados, o que aumenta a probabilidade de sucesso nos programas de melhoramento”, explica.

Doença pode causar perdas superiores a 50%

O crestamento bacteriano aureolado do feijoeiro (Pseudomonas syringae pv. phaseolicola) está presente na África, Ásia, Europa, Oceania e América. No Brasil, é considerado um organismo quarentenário de alto risco para a produção de feijão, capaz de causar grandes perdas e prejuízos. A doença pode reduzir o rendimento da cultura em mais de 50%. A principal fonte de disseminação é a semente contaminada. Por isso, é recomendado o plantio de sementes sadias, associado à rotação de culturas e ao cultivo de variedades resistentes.

AgroPreventivo: prevenir para não precisar remediar

A Embrapa criou o Programa Nacional de Melhoramento Genético Preventivo (AgroPreventivo). O objetivo é obter fontes genéticas para o desenvolvimento de variedades resistentes a pragas e doenças agrícolas quarentenárias de alto risco, que podem ser introduzidas, especialmente, pela globalização com o aumento do fluxo de pessoas e de produtos. Essa preocupação ganhou força a partir dos anos 2.000 com a presença de males até então inexistentes no País, como a ferrugem da soja e a lagarta Helicoverpa armigera, causadora de prejuízos anuais estimados em mais de US$ 10 bilhões de dólares.

Resultados positivos também com arroz

Por meio de melhoramento genético preventivo, em 2017 a parceria de pesquisa entre a Embrapa e o Instituto de Pesquisa Agropecuária do Panamá (Idiap) desenvolveu linhagens de arroz resistentes à bactéria Xanthomonas oryzae pv. oryzae, principal doença para a cultura em vários países asiáticos e americanos. Para isso, os pesquisadores identificaram no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Arroz e Feijão três amostras portadoras de genes de resistência à doença. Esses genes foram introduzidos em uma mesma variedade para desenvolver plantas resistentes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário