Feijão, por Ibrafe: Alerta para os produtores da Região Sul: o inverno chega mais cedo e mais frio

Publicado em 05/02/2021 07:51

Na medida em que a janela de plantio da segunda safra no Paraná vai diluindo com as dificuldades de colheita impostas pelo tempo chuvoso, vai aumentando a expectativa de área a ser plantada na segunda safra de Feijão. Muitas das vendas que estão ocorrendo principalmente em Goiás e em Minas Gerais estão sendo utilizadas para plantio em várias regiões. O volume vendido aumentou ontem, e bem. Só os relatados nos grupos Só Feijão do Whats do IBRAFE foram mais de 57 mil sacos de Feijões vendidos.

Produtores têm aproveitado e vendido primeiro o seu Feijão  mais fraco e vão vendendo os melhores lotes ao longo dos próximos meses. Ontem algumas pessoas com longa vivência no mercado de Feijão analisavam que haverá um aumento bastante grande da área plantada no Paraná, por exemplo. No entanto, o tempo continuará sendo um determinante importante. E fará a diferença. Portanto, produtores da região, tomem cuidado. Analisem as previsões climáticas para esta região, pois o investimento para a cultura não é pequeno. Se não houver seguro para seu investimento, lembre que as previsões jogam contra a boa produtividade. Se o frio chegar cedo poderemos ter no mínimo alongamento do ciclo, quando não, prejuízos com as geadas.

Tanto em 2019 quanto em 2020, o frio não foi tão intenso, mas o mais importante para o produtor é que não chegou cedo. Porém, o mesmo meteorologista que previu que em janeiro as temperaturas do verão do Sul, mesmo com a estiagem, não seriam extremas, prevê algo preocupante para o Sul. Em entrevista no dia 04 de janeiro de 2021, o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, do Climaterra, uma das pessoas mais respeitadas pelos agricultores no setor, disse sobre a chegada do inverno: “A tendência é que ele comece um pouco mais cedo do que o normal, ou, pelo menos, na comparação com o ano anterior, e poderá ter mais ondas de frio intenso do que em 2020 e 2019.

Nesse momento, o que vamos ter é frio, a temperatura vai cair no decorrer desse começo de 2021, com temperaturas mais baixas que o normal, mas pode atrapalhar a soja, o Feijão, o tomate, o pimentão. Não está indicando um janeiro com muito calor, não. Se tiver uma onda de calor é muito, que são dias com temperatura cinco graus acima do normal.” E sobre o frio completou: “Mantendo esse quadro, o frio vai chegar mais cedo.

A parte alta de Concórdia, quem tem lavoura, safrinha de milho, soja, se for local de baixada, tem que pensar bem, tem que plantar agora. A janela pro plantio está fechando. A partir da segunda quinzena de abril, algumas áreas do interior têm risco de geada, e de maio pra frente uma geada mais significativa. O frio de inverno chega mais cedo. Está sinalizando um inverno mais frio que o ano passado. Vai ter calor no meio, mas tem chances de ser mais frio que no ano passado”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ibrafe

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário