Digitalização no mercado do feijão foi destaque em evento em Itararé (SP)
![]()
A digitalização no mercado do feijão foi destaque em evento realizado na noite da última quinta-feira (20), em Itararé (SP). A reunião contou com dezenas de produtores rurais e stakeholders regionais, que assistiram apresentações sobre o aplicativo eBarn, parceiro do site Notícias Agrícolas, da Correpar Corretora de Mercadorias e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE).
"Eventos como este, além de apoiar na divulgação do aplicativo, somam muito em feedback do nosso público-alvo. Poder debater dúvidas sobre os rumos do mercado e os desafios nos ajudam no aprimoramento das ferramentas", afirma Ronan Oliveira, CEO do aplicativo eBarn. Ele apresentou durante o evento a palestra "Desafios na digitalização da comercialização do feijão" e destacou as possibilidades que o aplicativo apresenta para este setor.
"O mercado do feijão é muito nichado e com certeza é um dos mais carentes de visibilidade e formalização. O aumento nas exigências por compliance e a rastreabilidade também pressionam o setor na busca por inovar e se reinventar. O eBarn é uma ferramenta importante para produtores e empresas que buscam diferenciação e geração de valor", complementa Oliveira. Para saber mais sobre o aplicativo eBarn, clique aqui.
Para Murilo Fracaroli Garcia, international broker da Correpar, apesar dos desafios, o setor tem buscado a digitalização. "Com o avanço da tecnologia, informações começaram a chegar ao grande público com mais facilidade e precisão. Atualizações a respeito de preços, facilidade para encontrar novos negócios. Diferente de muitos outros setores, o teto para a digitalização do feijão e dos pulses é muito maior e tem muito a ser explorado", diz.
A Correpar buscou durante o evento entender as necessidades e as ambições dos produtores locais, além de compreender a visão para os próximos passos do mercado. "Eventos como esse são importantes para que a Correpar fique imersa no universo que rodeia toda a cadeia produtiva, ademais o poder de projetar quais os rumos que o mercado está tomando e quais as visões dos produtores para os próximos meses e anos", afirma Garcia.
Durante a reunião do setor também foi discutido o cenário de preços, a realidade no campo, além do potencial de exportação do feijão brasileiro e as oportunidades com o uso de variedades especiais.
0 comentário
Arroz/Cepea: Amplo excedente mantém pressão sobre cotações
Feijão/Cepea: Menor oferta eleva preços; destaque vai para o carioca
Sorgo avança no calendário agrícola e pode ser destaque da safrinha, revela levantamento da Conab
Produção de grãos e área plantada da safra 2025/26 mantém perspectiva de novos recordes
Setor orizícola solicita apoio do Governo de SC para evitar colapso da cadeia produtiva de arroz
Safra de grãos deve bater novo recorde de área plantada, mas produção pode variar entre regiões