Ibrafe: Maior área irrigada evitaria disparada de preços do Feijão

Publicado em 15/01/2024 08:16

Há culpados pela recente alta do valor do Feijão? Acredito que não diretamente, mas sim indiretamente. E quem seria responsável pelo baixo estoque de Feijão atualmente? Todos aqueles que fazem parte da burocracia que impede o aumento da área irrigada na terceira safra. Compreendemos que a autorização para barramento e uso de águas do subsolo não pode ser realizada de forma precipitada, mas pode e deve ser agilizada.

Todos no setor agrícola podem argumentar com qualquer pessoa que teríamos mais alimentos se houvesse maior rapidez na liberação de outorgas e se os problemas relacionados à energia elétrica fossem resolvidos.

Nos últimos anos, reduzimos a área plantada de Feijão na primeira safra. Está correto o produtor se a soja se encaixa melhor no plantio dessa época e, além disso, a cultura é menos sensível às intempéries, então, que se plante soja. No entanto, é necessário planejar a produção e o carregamento do estoque de Feijões irrigados para consumo nesse período, até a colheita da segunda safra. Esse período até lá será marcado por oscilações nos preços pagos nas fontes, mais ou menos. Hoje, os membros do Clube Premier estão recebendo um vídeo com o cenário de estoque e consumo estimado até o mês de maio. Acredito que examinar atentamente o cenário desde agora até lá permitirá que tomem as decisões mais acertadas neste momento tenso do mercado. Fiquem atentos tanto se têm produto, vão colher ou vão plantar.

Em maio e junho, ouviremos produtores exclamando que o Feijão é terrível, pois plantaram com preço elevado e os preços naquele momento, se o clima colaborar, estarão em queda rápida. Se você ainda não faz parte do Clube Premier e é profissional do setor de Feijão, seja produtor ou empacotador, faça parte do grupo que reúne os maiores produtores e empacotadores do Brasil. Se não fosse bom, não estariam neste grupo profissionais conhecidos pelo sucesso que têm no setor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ibrafe

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário