Ibrafe: Feijão-carioca valorizando em junho
Produtores do Paraná estão realizando um detalhado levantamento para quantificar as perdas financeiras nos valores praticados do Feijão-carioca quando comparados com o período homólogo do ano anterior. Eles acreditam que, apesar de terem colhido uma quantidade similar à do ano passado, conforme indicam os dados oficiais, poderiam ter alcançado valores de mercado superiores se as condições climáticas tivessem sido mais favoráveis.
Neste contexto, não se mostra pertinente realizar uma comparação direta com o custo de produção do ano corrente, dado que a produtividade apresentou variações e tendeu a ser menor, o que torna qualquer comparação desse tipo sem sentido. Observando-se o gráfico de preços deste ano, identifica-se uma tendência clara de redução nos valores pagos aos produtores, iniciada em janeiro e que se acentuou progressivamente com o aumento da oferta e a consequente deterioração da qualidade do produto.
Contudo, apesar das adversidades enfrentadas pelo Feijão em junho, é possível notar uma tendência positiva na recuperação dos preços pagos ao produtor até o momento atual. É importante ressaltar que a média de preços calculada pela CONAB não considera os lotes de pior qualidade, que foram negociados por valores significativamente baixos, na casa dos R$ 110/120.
0 comentário
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem