Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
O cultivo de gergelim no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Em comparação a 2023, houve uma expansão na área plantada de 83%, passando de 361 mil para 660 mil hectares, segundo a Conab. Essa foi a maior expansão de área agrícola no Brasil, ficando apenas atrás da soja. A produção também teve um aumento relevante que chegou a 107%, indo de 174 mil para 361 mil toneladas, principalmente em função dos baixos custos de produção e da boa rentabilidade quando comparada ao milho.
No entanto, apesar do crescimento, a indústria do gergelim no Brasil enfrenta desafios importantes, como a baixa produtividade devido ao insuficiente conhecimento científico, tecnologias escassas, falta de mecanização específica e a deiscência das sementes, processo natural de abertura das cápsulas e liberação das sementes antes do período de colheita, o que pode levar a grandes perdas.
O gergelim é uma planta herbácea anual e tem a sua origem na Ásia. A sua semente apresenta um elevado teor de óleo de alta qualidade nutricional e é o principal produto comercializado no mercado global, sendo processada para a obtenção de óleo e produtos alimentícios. Parte importante do gergelim produzido no Brasil é exportada e é utilizado para a produção de óleo e para a fabricação de cosméticos.
A planta do gergelim é resistente às condições de seca e se tornou uma alternativa viável para os produtores da região Centro-Oeste, diante do baixo custo de produção e da pouca exigência de adubação. No Mato Grosso, a janela para o plantio de gergelim se inicia em fevereiro e se estende a meados de março, enquanto a colheita ocorre entre maio e junho e deve ser realizada antes da abertura das cápsulas. “Quanto ao custo de produção, o gergelim se mostra como uma alternativa viável ao milho 2ª safra pela boa rentabilidade e baixos custos totais, mas o mercado dele tem menor liquidez em relação aos mercados de milho e soja, com menos participantes e uma demanda menor, sendo mais semelhante ao mercado de feijão”, aponta o gerente da Consultoria Agro do Itaú BBA Cesar de Castro Alves.
As exportações de gergelim no Brasil vêm aumentando nos últimos anos, sendo a Índia e o Vietnã os principais destinos. Além disso, a possível abertura do mercado chinês ao gergelim brasileiro apresenta uma oportunidade importante, porque a China é o maior importador global e o único grande comprador que mostrou forte expansão na última década: “Com o gergelim, o Brasil tem potencial para conquistar novos mercados, principalmente o chinês”, afirma Cesar.
0 comentário
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações
Federarroz orienta produtores a aderirem a leilões de apoio