Embrapa promove dia de campo sobre novas cultivares e tecnologias do gergelim
“Novas cultivares e novas tecnologias para a cultura do gergelim no estado do Tocantins” serão o destaque no dia de campo promovido pela Embrapa no próximo dia 25 de abril, das 9h ao meio-dia, na Fazenda Invernadinha, em Palmas. Entre os temas que serão abordados estão: Novas cultivares; Extração e exportação de nutrientes; Sistema radicular do gergelim (com demonstração prática); Controle de plantas daninhas; Consorciação do gergelim e Doenças e como preveni-las. A empresa Atlas é parceira no evento, que está sendo organizado pelo pesquisador da Embrapa Algodão, Valdinei Sofiatti, que atua no Tocantins.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o cultivo de gergelim no Tocantins apresentou um crescimento expressivo última safra. A área plantada saltou de 51,6 mil hectares para 87,2 mil hectares, um aumento de 87%. A produção também seguiu essa tendência, subindo 57% e passando de 24,9 mil toneladas para mais de 39 mil toneladas.
Segundo Sofiatti, o avanço à crescente demanda do gergelim no mercado internacional, especialmente no Oriente Médio. Países como Turquia, Israel e Arábia Saudita têm se destacado como grandes compradores do produto brasileiro.
“Outro ponto importante é que as empresas do setor estão estabelecendo parcerias com os produtores, fornecendo sementes, assistência técnica e garantindo a compra da oleaginosa”, explica o pesquisador. Essas estratégias têm contribuído para dar mais segurança ao agricultor e estimular ainda mais o cultivo do grão.
O cenário reforça o protagonismo do Brasil na exportação de gergelim e mostra o potencial do Tocantins como um dos polos emergentes dessa cultura agrícola.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados