Maio Chegou: Visão Estratégica para Produtores e Comerciantes de Feijão-Carioca
Após 12 meses de precisão nos cálculos de estoque + produção – consumo, a análise se confirmou: entramos em maio com alguns sinais claros. Por exemplo, haverá menos Feijão-carioca em maio do que houve em maio de 2024, e menos do que houve em abril.
1. Oferta Enxuta no Sul
O Paraná continua sendo um ponto cego importante. O monitoramento da área colhida, feito pelo DERAL, ainda não é realizado de forma a fornecer ao mercado os números do que será Feijão-carioca e do que será Feijão-preto, o que dificulta uma visão clara do cenário. No entanto, a rede de produtores, agrônomos e corretores já aponta uma oferta muito reduzida de Feijão-carioca na região Sul. A falta de grãos poderá impactar diretamente os preços mais adiante no ano, como já abordamos aqui.
2. O Desafio da Qualidade
A qualidade do Feijão-carioca continua sendo o principal fator a influenciar os preços. Lotes claros, graúdos e de peneira alta são valorizados, com prêmios significativos para quem produzir. Para capturar esses prêmios, é essencial que o clima colabore, além da adoção de todas as práticas e manejos recomendados. E, se a primeira safra do ano já apresentou problemas de qualidade, a segunda safra também traz um grau elevado de incerteza.
3. Virada Definitiva para Cultivares de “Escurecimento Lento” (SD)
A transição para cultivares de slow darkening (SD) é uma realidade que está se intensificando em 2025. Empacotadores e comerciantes já estão demonstrando total preferência por essas variedades, que permitem uma maior janela de comercialização sem perda significativa de cor. Entre os benefícios do SD, destacam-se a redução de descontos por perda de cor, o aumento da margem de lucro nas vendas e a possibilidade de armazenar o feijão por mais tempo, vendendo na hora em que há menor oferta.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja