Plantio do feijão 1ª safra chega a 13,1%, mas segue abaixo de 2025 e da média histórica
![]()
A semeadura da primeira safra de feijão 2026/27 avançou para 13,1% da área prevista no Brasil até 2 de outubro, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Na semana anterior, 9,2% da área estava semeada. Apesar do avanço, o ritmo segue abaixo dos 16,9% registrados no mesmo período de 2025 e também da média de 15,3% das últimas cinco safras.
No Paraná, as chuvas recentes ajudaram tanto o plantio quanto o desenvolvimento inicial das lavouras.
O cenário é diferente no Rio Grande do Sul. As precipitações e as temperaturas mais baixas têm limitado uma evolução mais forte da semeadura e também provocaram danos pontuais em algumas áreas já implantadas.
Em Santa Catarina, o plantio foi iniciado, mas ainda avança lentamente, com as operações concentradas principalmente na região Oeste do estado.
Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal permanecem em período de vazio sanitário.
O quadro nacional mostra, portanto, avanço da implantação da safra, mas ainda em ritmo inferior às referências históricas, com diferenças importantes nas condições de campo entre os estados do Sul.
0 comentário
Plantio do feijão 1ª safra chega a 13,1%, mas segue abaixo de 2025 e da média histórica
FEIJÃO/CEPEA: Com demandantes retraídos, liquidez é baixa
"Não falta grão, falta fazê-lo chegar”: logística global acende alerta e expõe fragilidade no abastecimento dos grãos
Plantio do arroz chega a 15,5% e mais que dobra ritmo de 2025; chuvas interrompem avanço no RS
Chuva chegou tarde demais para ajudar nas safras de verão da UE, diz Mars
Feijão/Cepea: Feijão-preto lidera altas; carioca também se valoriza