Suinocultura: Mato Grosso é destaque por qualificar maior número de profissionais

Publicado em 24/03/2014 08:54

Mato Grosso foi o estado que mais capacitou profissionais para o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em 2013.  Ao todo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e os parceiros realizaram 48 turmas e qualificaram  664 profissionais.  

A coordenadora nacional do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, Lívia Machado esteve na tarde desta quinta (20), em Cuiabá e reuniu-se com o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Tiago Mattosinho, a gerente de Aprendizagem Rural, Tatiane Perondi, o analista Wlademiro Neto e a responsável pelo projeto pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Karina Queiroz Neves.

Em 2013, foram qualificados 664 trabalhadores de granjas suinícolas em Mato Grosso. Os treinamentos aconteceram nos municípios de Diamantino, Tapurah, Campo Verde, Campo Verde e Nova Mutum. “O diferencial no Estado é o interesse do Senar e da Acrismat em atender e se adequar à necessidade do produtor. Também queremos levar essa capacitação modular para melhorar a tecnificação das granjas”, afirma a coordenadora.

Para este ano, de acordo com Tiago Mattosinho, o Senar-MT tem um orçamento de R$ 160 mil para as atividades de qualificação pelo PNDS no Estado. “A meta para este ano é de 50 turmas, e já temos seis  confirmadas para ocorrer neste primeiro semestre”, diz o superintendente.

A novidade apresentada pela representante da Acrismat é de que durante os dias de campo que serão realizados pela Acrismat no Estado, o Senar-MT terá 15 minutos para divulgar a qualificação por meio do PNDS. “É primordial o contato que o Senar tem com os Sindicatos Rurais, facilitando o trabalho de mobilização dos interessados em fazer os treinamentos”, diz Karina.

“O interesse do Senar-MT é de  fazer crescer a cadeia produtiva da suinocultura e conseguir atender cada vez mais o produtor. As  expectativas para este ano  é o crescimento e também a manutenção do nível de bons instrutores. Queremos atuar na indústria com a consultoria de cortes e cada vez mais trabalhar pela sustentabilidade da suinocultura brasileira”, projeta a coordenadora do PNDS.

Saiba mais

O PNDS é um projeto realizado em Mato Grosso pelo Senar-MT e Acrismat, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A qualificação oferecida pelo Senar-MT e parceiros consiste na realização de seis módulos em Mato Grosso: toda Granja, reprodução, maternidade, creche, recria e terminação e fábrica de ração. O público-alvo são os trabalhadores de granjas suinícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Senar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário