Variação de custos de produção para suínos destinados ao abate é positiva nos últimos 12 meses
O ICPSuíno/Embrapa, que mede a variação dos custos de produção de suínos destinados ao abate, indicou que, apesar da baixa na variação do índice calculado nos últimos três meses, a mesma é positiva para os últimos 12 meses, em 2,81%.
O índice, que utiliza como base os valores obtidos do sistema de produção do estado de Santa Catarina, avalia que a oscilação positiva foi puxada pela variação dos preços dos insumos para a fabricação de rações, em especial o farelo de soja, cujo acréscimo nos preços foi de 15,95%. No entanto, entre os meses de janeiro a julho de 2014, esta variação para o mesmo produto foi de -12,91%, o que colaborou para a deflação de 4,32% no índice entre os meses de janeiro a julho deste ano.
O gráfico abaixo ilustra a evolução do índice nos últimos 12 meses (a base, igual a 100, refere-se ao mês de janeiro de 2005) e também apresenta a estrutura de ponderação para o cálculo do índice; as variações percentuais calculadas para o mês, o acumulado no ano e para os últimos 12 meses:
(Com informações da Embrapa Suínos e Aves)
0 comentário

Mercado do frango segue estável com equilíbrio entre oferta e demanda

ACAV elege nova diretoria

Cotações em campo misto nesta segunda-feira (17) para o mercado do frango

Quedas predominam nas cotações do mercado de suínos nesta segunda-feira (17)

Frango: volume embarcado e receita até este momento de março chegam quase a 60% das exportações de março/24

Faturamento com exportações de carne suína até a 2ª semaqna de março tem destaque