Variação de custos de produção para suínos destinados ao abate é positiva nos últimos 12 meses

Publicado em 14/08/2014 16:21

O ICPSuíno/Embrapa, que mede a variação dos custos de produção de suínos destinados ao abate, indicou que, apesar da baixa na variação do índice calculado nos últimos três meses, a mesma é positiva para os últimos 12 meses, em 2,81%.

O índice, que utiliza como base os valores obtidos do sistema de produção do estado de Santa Catarina, avalia que a oscilação positiva foi puxada pela variação dos preços dos insumos para a fabricação de rações, em especial o farelo de soja, cujo acréscimo nos preços foi de 15,95%. No entanto, entre os meses de janeiro a julho de 2014, esta variação para o mesmo produto foi de -12,91%, o que colaborou para a deflação de 4,32% no índice entre os meses de janeiro a julho deste ano.

O gráfico abaixo ilustra a evolução do índice nos últimos 12 meses (a base, igual a 100, refere-se ao mês de janeiro de 2005) e também apresenta a estrutura de ponderação para o cálculo do índice; as variações percentuais calculadas para o mês, o acumulado no ano e para os últimos 12 meses:

(Com informações da Embrapa Suínos e Aves)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário