Greve de fiscais prejudica produção e exportação de aves e suínos, diz associação

Publicado em 24/09/2015 10:49

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - A greve dos fiscais federais agropecuários, iniciada na quinta-feira da semana passada, faz com que 25 mil toneladas de carnes de aves e suínos estejam paradas em portos e armazéns das empresas exportadoras, segundo um levantamento preliminar nesta quinta-feira da ABPA, que representa grandes indústrias do setor, como BRF e JBS.

A Associação Brasileira de Proteína Animal avaliou que a paralisação causa prejuízos vultosos às empresas e também impacta a produção do país.

Fábricas estão reduzindo ou paralisando a produção por falta de espaço para estocar produtos e que contratos de exportação estão ameaçados, disse a associação.

A ABPA destacou que as exportações de aves e de suínos atraem para o país mais de 100 milhões de reais por dia em negócios.

As 25 mil toneladas paradas equivalem a cerca de 6,5 por cento do volume total de carne in natura suína e de aves exportado pelo Brasil em agosto.

Segundo a ABPA, o setor tem enfrentado prejuízos não apenas com a perda dos embarques nos navios, mas com custos para a manutenção de estruturas logísticas que estão paradas, aguardando a liberação das cargas.

"Infelizmente, o setor de proteína animal, que vinha registrando crescimento em plena crise econômica nacional, está sendo afetado e pode perder uma valiosa oportunidade de trazer ainda mais divisas, em um momento delicado para o país", disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.

A entidade disse que está em contato com o governo federal e líderes dos grevistas para pedir o avanço das negociações e o fim da paralisação.

Na quarta-feira, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) disse que a greve já impede o desembarque no exterior de algumas cargas brasileiras de milho, soja e algodão que ainda não receberam um certificado fitossanitário.

Com a paralisação, o certificado que normalmente é emitido após a saída do navio do Brasil ainda não está de posse de alguns exportadores cuja carga já chegou a países importadores.

Com a paralisação, 7 mil contêineres com produtos de exportação e importação estavam retidos no porto de Santos, o maior do país, no início desta semana, informou anteriormente o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário