Suínos: Aposta em exportação para sustentar preço em 2016

Publicado em 12/01/2016 08:58

Cepea, 12 – A oferta de suínos deve iniciar 2016 relativamente alta, ao passo que a demanda doméstica pode não reagir na mesma intensidade – projeções apontam piora na economia nacional. Assim, tudo indica que a “saída” estará, mais uma vez, nas exportações, e o câmbio deve continuar “aliado”. Estimativas compiladas pelo relatório Focus, do Banco Central, apontam dólar acima de R$ 4,00 em 2016.

Conforme projeções do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), os embarques brasileiros de carne suína devem crescer 2,7% em 2016 (ou 15 mil toneladas equivalente-carcaça) frente à quantidade estimada para 2015, chegando a 580 mil toneladas em equivalente-carcaça. Esse percentual de aumento está no intervalo estimado pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) tanto para as exportações como para a produção nacional, entre 2% e 3%.

A relação entre o Brasil e a Rússia, principal compradora da carne brasileira, se apresenta estável, e acordos comerciais firmados entre esses países desde 2014 favorecem boas perspectivas para as vendas nacionais da carne suína, ao menos no médio prazo.

Ao mesmo tempo, a suinocultura brasileira segue em busca de novos compradores e da ampliação dos mercados já existentes. A grande aposta é a China, que habilitou em 2015 novas plantas brasileiras para importação de produtos nacionais. O setor também tem boas expectativas quanto à abertura da Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, conforme divulgado pela ABPA.

Já no mercado doméstico, não há fundamentos de recuperação da demanda no curto prazo. Do total de carne suína comercializada no País, predominam produtos industrializados, mais suscetíveis a restrições de renda da população, ou seja, de alta elasticidade-renda. Por outro lado, os preços da carne bovina podem estimular o consumo da suína in natura, junto com o frango.

Do lado da oferta, a perspectiva de aumento se baseia principalmente na expansão do rebanho ocorrida ainda em 2014, de 3,2% em relação a 2013, que totalizou 37,9 milhões de cabeças – em 10 anos, houve aumento de 14,6%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O volume de fêmeas cresceu 3% também de 2013 para 2014, chegando a 4,7 milhões de cabeças. Conforme agentes do setor, a percepção é que em 2015 o abate de matrizes não teria sido elevado, reforçando a perspectiva de maior oferta.

Segundo estimativas do USDA, a produção brasileira de carne suína em 2016 pode totalizar 3,51 milhões de toneladas em equivalente-carcaça, ante as 3,45 milhões de toneladas esperadas para 2015.

Assim, o suinocultor, especialmente o independente, deve se atentar à pressão que poderá vir das indústrias focadas no mercado doméstico e também do setor de grãos, que pode seguir firme em suas exportações e, portanto, ter seus produtos valorizados. Já o produtor integrado tem o guarda-chuva das agroindústrias ao menos para driblar alguns problemas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Prestem atenção neste trecho publicado aqui no NA: "Já no mercado doméstico, não há fundamentos de recuperação da demanda no curto prazo. Do total de carne suína comercializada no País, predominam produtos industrializados, mais suscetíveis a restrições de renda da população, ou seja, de alta elasticidade-renda. Por outro lado, os preços da carne bovina podem estimular o consumo da suína in natura, junto com o frango"... Sabem o que isso significa em linguagem de gente? Que o trabalhador brasileiro não pode mais consumir carne de porco por que não tem dinheiro, ou melhor, o dinheiro que tem vale a metade do que valia, e isso é a "alta elasticidade renda". Para mim, isso quer dizer apenas que o governo tira da mesa dos brasileiros para exportar, porque quer manter o setor público e suas inutilidades. O "guarda chuva" da indústria é o dominio de empresas predominantemente estatais ou sustentadas com dinheiro público, através de empréstimos, eliminação da concorrencia via leis e decretos, para que somente o Estado possa lucrar.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Há um bom tempo os cortes de carne bovina, chamados de 2ª estão com as vendas em queda. O consumidor estava "optando" por uma carne mais barata, no caso, a de suínos, esta classe de consumidor está ficando rarefeita, consequência da politica macroeconômica "nova matriz econômica". Está em ascensão a nova classe "S". Explico é a classe "S"em dinheiro, "S"em emprego, "S"em segurança e, "S"em rumo, pois aquele governo, que tirava dos ricos para dar aos pobres, não quer mais fazer isso. Sabem porque? Porque todos os seus dirigentes ficaram ricos e não querem distribuir suas riquezas que "ganharam" de forma (I)licita.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Ah! Segundo um conselho dado pelo governo em Outubro de 2014: "Troque seu bife por frango ou ovos". Bem isso foi em 2014, para 2016 deve ser : Troque seu bife por lindas estórias, de preferência contadas pelo contador de "estórias" do Instituto Lula ! APROVEITE, ESTAMOS EM PROMOÇÃO ... ATÉ 70% DE DESCONTO PARA PALESTRAS DE UMA HORA E, DE 90 % PARA PALESTRAS DE 2 HORAS DE DURAÇÃO. ACEITAMOS CONTRA-PROPOSTA !!! He! He! (risos) ...A VIDA NÃO ESTÁ FÁCIL PARA "NINGUÉM" !!!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      PAULO no seu texto ao citar o INSTITUTO LULA meu pensamento foi para Bunlai que intermediou propina para tirar Lula de uma enrascada de partecipar do assasinato de CELSO DANIEL., e depois Cervero' declarando que foi pessoalmente ameaçado de morte por Okamoto..----Por estas imagens estamos diante do INSTITUTO DO CRIME.

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Meloni, tem ainda o Marcos Valério que está preso e sabe contar essa história também. A república é comandada por uma mafia, Lula é o chefe, e as instituições controladas por seus compadres.

      0