Produção de carne de frango totaliza 13,146 milhões de toneladas em 2015 e supera China

Publicado em 26/01/2016 15:35

São Paulo, 26 de janeiro de 2016 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que a produção brasileira de carne de frango totalizou no ano passado 13,146 milhões de toneladas, volume 3,58% superior ao registrado no ano de 2014.

Com este resultado, o Brasil se consolidou como segundo maior produtor de carne de frango do mundo, superando a China – que produziu no ano passado 13,025 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês).

“Internamente, mantivemos um comércio aquecido e com demanda adequada, ao mesmo tempo em que as exportações bateram recorde, superando 4,3 milhões de toneladas.  Mesmo com a crise econômica, a cadeia produtora e exportadora de carne de frango viveu um bom momento no ano passado”, ressalta o vice-presidente de aves, Ricardo Santin.

O consumo per capita de carne de frango atingiu índice médio de 43,25 quilos em 2015, saldo 1,1% maior que o obtido no ano anterior.

“Em meio ao cenário complexo de 2015, a carne de frango ampliou sua liderança como a mais consumida pelo brasileiro. Isto, entre outros motivos, graças ao aumento do preço da carne bovina nas gondolas e a consolidação do frango como uma das proteínas favoritas do consumidor”, destaca o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

Apesar do otimismo gerado pelos bons resultados de 2015, o presidente da ABPA destaca a necessidade da cautela na estratégia das agroindústrias do setor, frente ao problemático cenário de insumos.

“Temos expectativa que as ações que estão sendo tomadas pelo governo deverão acalmar e tornar mais ‘reais’ as cotações do milho, que também deverá sofrer influência do aumento da oferta com a colheita da primeira safra e do provável desaquecimento as exportações, com a intensificação dos embarques de soja, tomando os espaços nos portos de grãos”, completa Turra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário