Aprovação de novas variedades de milho na CTNBio deve reequilibrar mercado, afirma ABPA

Publicado em 07/10/2016 09:29

O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, comemorou a aprovação de novas variedades transgênicas na lista de autorizadas pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).  A aprovação aconteceu hoje de manhã, durante a 196ª Reunião Plenária da comissão, em Brasília (DF).

A aprovação das variedades (três variedades nesta reunião plenária e uma na reunião anterior) era aguardada pela avicultura e pela suinocultura do Brasil desde o início de agosto, quando a ABPA, com o apoio do Ministério da Agricultura, apresentou um pedido formal pela avaliação.

Conforme Turra, a autorização viabiliza a importação de milho dos Estados Unidos – cujos estoques do cereal estão elevados.   As variedades aprovadas são comuns nos campos norte-americanos.

 “Nossa expectativa é que ocorra um reequilíbrio da oferta interna do insumo, melhorando as condições de competitividade.  Desde janeiro sofríamos com uma alta especulativa decorrente das fortes exportações e de outros fatores, o que deixou diversas empresas em estado de atenção.  Todos estavam pagando o preço por isto, tanto produtores e agroindústrias, quanto os consumidores”, explica.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vagner Pereira da Cruz Abelardo Luz - SC

    A não aprovação deste projeto seria mais politico do que técnico, visto que todos sabemos que a expansão dos organismos "T" é um movimento global sem volta. O governo busca, em termos, proteger o mercado nacional de milho. Temos a liberação da importação hoje e , se o milho chegar a patamares mínimos extremos, veremos uma "re-avaliação" por parte da CTNBio, para que não tenhamos uma quebradeira dos produtores de milho brasileiros..., afinal só queremos manter o preço das carnes em patamares competitivos no momento em que se aproxima os meses de maior consumo brasileiro, é o mesmo que qualquer país em sã consciência faz. É inteligente, por parte do governo.

    4
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Wagner...a 282 que corta sua cidade tem duas pistas...uma que vai e uma que vem..ou seja com milho a 12..15...18,00 o sc o que o governo fez...deixou o mercado ROLAR...e o prejuizo ao produtor...esta e uma das vias...quando mercado se inverteu o governo interveio...ou seja a outra via...so no rabo do produtor rural...

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      E igual a 282...imaginemos uma pista a Xaxim e Chapeco...asfalto....a via de Faxinal...Ponte Serrada...aqueles calçamentos no centro de Xanxere na decada de 70...

      1