Suínos: MT intensifica exportação à Argentina
Mato Grosso está intensificando em 2016 suas exportações de suínos reprodutores (machos e fêmeas) para a Argentina. Cerca de 700 animais de altíssimo valor genético foram enviados ao país vizinho de janeiro a setembro deste ano. Para o segmento, a expansão dos embarques é uma mostra da qualidade e maturidade da suinocultura mato-grossense e permite que a atividade estadual firme-se como fornecedora de suínos de alta qualidade genética para os países da América Latina.
Segundo o fornecedor dos suínos, o produtor da Granja Dona Clara de Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá), Luis Salles, a unidade é multiplicadora da Agroceres PIG, empresa responsável pela venda dos animais para a Argentina. “Nós somos uma das poucas granjas que possuem a certificação do Ministério da Agricultura de Granjas de Reprodutores Suínos Certificadas (GRSC), o que demonstra nosso zelo pela sanidade do rebanho suíno, o que minimiza o risco da disseminação de doenças”, pontua.
O gerente de produção da Agroceres PIG, Nevton Hector Brun, explica que a empresa realiza exportações regulares à Argentina, pois tem uma subsidiária no país. E que a granja Dona Clara, localizada foi eleita como uma das unidades de produção a ser utilizada para fornecer os animais exportados, pois possui um alto status sanitário, excelente biossegurança e reprodutores de alto valor genético.
“Mato Grosso desenvolve atualmente uma suinocultura de excelência, com suinocultores que possuem visão empresarial e propriedades que empregam alta tecnologia e elevado status sanitário”, afirma Brun. “Nossa ideia é ampliar a exportação de animais do Estado para outros países da América do Sul, como Bolívia e Paraguai”, acrescenta.
Leia a notícia na íntegra no site Diário de Cuiabá
0 comentário
Frango/Cepea: Valores da carne reagem após dois meses de quedas
Ovos/Cepea: Poder de compra é o menor desde fevereiro; preços iniciam setembro em alta
Suínos/Cepea: Animal vivo nunca esteve tão barato em SP
Capal projeta expansão de 30% na suinocultura e abre programa para novos cooperados
Paraná precisa focar em biosseguridade para blindar liderança na avicultura
Frango/Cepea: Oferta de carne no 2º tri atinge o maior nível desde o final de 2025