Produtores definem medidas para melhoria da cadeia produtiva de leite

Publicado em 20/10/2016 16:57
Revogação da Instrução Normativa (IN) 26, que trata da reconstituição do leite em pó, e a criação do Conseleite foram pontos aprovados em Assembleia Geral realizada pela Faeg

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas e os desafios enfrentados nos últimos meses pelos elos que compõem a cadeia produtiva do leite, principalmente os produtores rurais, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) realizou nesta quinta-feira (20), em Goiânia, uma Assembleia Geral dos Produtores de Leite, durante o 1º Encontro Estadual de Empreendedores de Leite. A intenção foi discutir e definir medidas, ações e estratégias para buscar a melhoria da cadeia produtiva, dos preços pagos pela produção e a harmonização entre produtores e indústria. 

Com a presença de mais de 1,2 mil produtores de várias regiões do estado e representantes de associações e cooperativas, foram aprovados pontos que serão levados para indústrias, governo federal e demais instituições representativas. O primeiro deles é o pedido de revogação da Instrução Normativa (IN) 26, de 21 de julho de 2016, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida autorizou, pelo período de um ano, as indústrias de laticínios a reconstituir leite em pó para a produção de leite longa vida (UHT) e leite pasteurizado. O pedido de revogação será feito e caso não seja atendido no período de 10 dias – a contar da data do encontro. “Se for preciso, vamos mobilizar todos produtores para irem até o Ministério da Agricultura, em Brasília”, enfatizou o presidente da Faeg, José Mário Schreiner. 

O segundo ponto aprovado foi a criação, em um prazo de até 60 dias, do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias do Leite (Conseleite). Dessa forma, segundo Schreiner, o setor terá informações de qual é o custo de produção na atividade leiteira, tanto de produtores quanto de indústrias, além de parâmetros considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor. “Estes números poderão ser validados pela universidade”, reforça. Caso não seja atendido a criação do Conseleite, a posição dos produtores de leite é de que a Faeg solicite a retirada de incentivos fiscais das empresas que não concordarem com a criação do Conseleite. “É uma iniciativa bastante ousada, mas que precisamos colocar em prática para garantir a competitividade do setor. Até porque todos querem sobreviver”, afirmou José Mário. 

Produtores definem medidas para melhoria da cadeia produtiva de leite -  Faeg

Produtores definem medidas para melhoria da cadeia produtiva de leite - Faeg

Favoráveis

O presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Mossâmedes (Copram), Natalício Santome - que há 40 anos trabalha com pecuária de leite -, acredita que as medidas serão positivas para o setor. “Antes estava sofrendo pressão com a economia por causa do preço do leite. Mas não é só o preço que prejudica. Tem também a questão do clima”, destacou. Diante das discussões e propostas, Santome acredita em avanços para a cadeia produtiva e uma variação melhor em relação ao valor pago ao produtor. 

Já o presidente do Sindicato Rural (SR) de Caçu, Adelmo Barbosa de Freitas, espera que a mobilização garanta estabilidade para o setor leiteiro. Apesar de considerar o acordo proposto positivo, o produtor acredita que a situação requer uma ação mais enérgica para a conquista de seus pleitos. “Enquanto o governo brasileiro quer combater o alto preço com importação, a solução é combater o alto preço com incentivo à produção”, disse.

A produtora de Americano do Brasil, Alessandra Monteiro, que há quatro anos atua na cadeia do leite, elogia a luta da Faeg e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) em buscar melhorias para quem atua no setor em Goiás. “Vislumbro uma luz no fim do túnel, um novo olhar de alguém que acredita no setor”, destacou. 

 

Confira mais informações sobre o tema na entrevista abaixo:

>> Mudanças na IN de hidratação do leite não resolvem problema do produtor

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Faeg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Henrique dos Santos Pereira Diniz Abadia dos Dourados - MG

    Parabéns a vcs que lutam para que o governo não acabe com a cadeia produtiva leiteira do país... ao invés de o governo ajudar e incentívar quem coloca comida no prato de quem come no país ele simplesmente colabora com para acabar com quem trabalha e quer colocar uma matéria prima pura para o consumidor beber..., lombeira é colocar água para crianças e adultos beberem! Caro governo, se não quer ajudar a nós trabalhadores a sobreviver dignamente trabalhando, nao atrapalhe com estas ideias malucas de colocar água no leite!

    1
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Quero trocar a FAEP pela FAEG. Como faço?

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      He! He! (risos)... Para acabar com a "estrutura da FAEP" no Paraná, vão ser necessários algumas décadas. Ontem foi aventado o CONSELEITE para o estado de Goias. Não tenho conhecimento do CONSELEITE do Paraná, mas infelizmente já tentei me aprofundar na formação de preços do CONSECANA do Paraná. Lanço um desafio a qualquer brasileiro, para analisar o diferencial de preço em Reais da ATR (Açucar Total Recuperável ) do Estado de São Paulo e do Paraná. ... Ah! O ART do Paraná é mais baixo, ou seja, o quilo de açúcar no Paraná nos supermercados deveria ser menor que no Estado de São Paulo e o álcool nas bombas de combustíveis também, pois as industrias pagam menos pelo açúcar contido na cana. ... Vejam que essa seria a lógica, MÃÃÃSSS ... ... Não desmerecendo nenhum dos representantes dos produtores e das industrias, nem da seleta diretoria, mas qual é o principio matemático adotado para chegar a números tão mágicos ???

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      continuação:... Ah! Alguém poderia me responder qual é atividade empresarial do presidente eterno da FAEP, Agide Menegueti ???

      0
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Deve ser a de tomador de empréstimos públicos profissional.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Vou dar só uma palavra para ser "pesquisada na internet"... usaçucar...

      0