PorkExpo 2016: Avanço da suinocultura nacional ainda esbarra na falta de conhecimento dos consumidores

Publicado em 24/10/2016 08:33
Setor aposta nas exportações para alavancar a demanda (por Larissa Albuquerque)

Que a suinocultura brasileira já se posiciona como um importante centro de produção, isso ninguém tem dúvidas. Mas, como o setor pode melhor seus resultados? Para o analista e consultor, Fabiano Coser, o avanço dependerá da demanda, que ainda é restrita no mercado interno, pela falta de conhecimento dos consumidos sobre o produto.

O diferencial de preço entre a carne suína e bovina, por exemplo, evidencia que mesmo estando mais cara os consumidores continuam adquirindo a carne vermelha, especialmente, por questões culturais. Diante disso, "como posicionar a carne suína no mercado doméstico?",questiona Coser.

A carne suína passou por muitos avanços nos últimos anos, mas ainda é cerca de inúmeros paradigmas que limitam crescimentos de consumo. Atualmente, no Brasil o consumo per capita de carne suína é de 15,08 quilos por habitante/ano [percentual alcançado apenas em 2015], o maior volume de demanda fica por conta dos embutidos que, em tempos de crise são uns dos primeiros alimentos cortados pela população.

Entre os paradigmas Coser destaca a ideia de que a ingestão do animal pode trazer doença a população (neurocisticercose); os movimentos ativistas que ainda consideram o abate dos leitões uma pratica agressiva aos animais; o receio quanto a aplicação de antibióticos e seus reflexos na saúde humana; e por fim, a falta de conhecimento e técnicas de preparo para os inúmeros cortes disponíveis para a carne suína.

Para que essas questões deixem de ser um limitante para o mercado de suínos nacional, Coser considera que precisamos "ter políticas de marketing mais agressivas, tanto no mercado interno, quanto externo."

Veja mais:

>> "Tendência é de queda para as commodities agrícolas no longo prazo", afirma economista da FGV

>> Preços do milho devem se estabilizar em 2017, estima Rabobank

>> Dieta líquida pode ser alternativa para redução de custos na suinocultura

>> Demanda fraca no mercado atacadista de carne suína

A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) têm promovido campanhas para incentivar o consumo de carne suína no país. Recentemente as ações Escolha + Carne Suína e Festival Suíno no Ponto levam opções de receita com carne suína através de grandes chefes nacionais.

Em muitos países europeus, como França e Espanha, ações de marketing coletivo também buscam divulgar e incentivar o consumo da proteína. "Precisamos que nossa cadeia seja organizada neste sentido também. Temos um grande potencial de mercado interno e externo, mas é necessário saber como se posicionar", diz Coser.

No cenário internacional, os países asiáticos vêm aumentando anualmente o consumo e as importações da proteína. Segundo levantamento do Rabobank, as exportações brasileiras de carne suína para a China, por exemplo, deverão superar 100 mil toneladas em 2017. Outro mercado em potencial é a Coreia do Sul, que de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), tem potencial de importar cerca de 35mil toneladas/ano.

"Nosso sistema de produção é muito bom, precisamos então, pensar a cada dia em como entrar efetivamente nesses mercados", destaca o analista.

A tendência no longo prazo é de que o Brasil mantenha a faixa de crescimento de produção anual de 2 a 3%, com isso, cada vez mais a abertura e efetivação de novos mercados será fundamental para que internamente não tenhamos excedente de oferta e depreciação de preços ao produtor.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário